Neste domingo terá início o Estoril Portugal XPD Race 2008, prova válida pelo circuito AR World Series e que será a sede da grande final mundial no ano que vem. Com um percurso de mais de 700 quilômetros essa é a maior corrida de aventura já realizada no país e além das modalidades tradicionais do esporte, como a canoagem, o mountain biking e o trekking, as equipes terão que utilizar patins in-line, trikke e até mesmo realizar atividades de arco e flecha e skimming, conhecido no Brasil como “Sonrisal” (prancha de madeira bem fina, recortada no formato redondo e que as pessoas deslizam pelas águas da praia bem perto da areia).
O formato da prova também foge do tradicional encontrado nas principais corridas de aventura do mundo e a estratégia tem um peso muito maior no resultado final da equipe. O percurso está dividido em 4 estágios (mas diferente do que conhecemos no Brasil, não significa um estágio por dia. A corrida é non-stop) e em cada uma delas uma há uma série de postos de controle espalhados, sendo que nem todos exigem a passagem obrigatória. Cada estágio possui um horário de abertura e fechamento e não respeitar esses horários significa a perda de toda a pontuação conquistada dentro dele. A equipe vencedora é aquela que conquistar o maior número de PC’s dentro do horário estipulado pela organização.
Mas diferente dos anos anteriores, o número de PC’s obrigatórios corresponde a mais da metade do total e provavelmente as equipes mais fortes nem pensarão neste número e buscarão todos os postos de controle para garantir a vitória.
Outra característica é a presença das AA’s (Área de Assistência) e ZT (Zona de Transição). A diferença entre as duas é que na primeira há o contato com a equipe de apoio, enquanto que na segunda, os apoios apenas deixam e recolhem os equipamentos, sem poder oferecer qualquer ajuda.
A previsão do tempo não é das melhores para esta semana de prova e se ela se concretizar os participantes enfrentarão muita chuva nos próximos 5 dias de corrida.
A conferência e o briefing técnico da prova aconteceu em uma antiga cisterna, localizado sob a praça principal da Cidadela de Cascais, um antigo forte utilizado durante o verão pelo último rei de Portugal.
A largada acontecerá neste domingo (30/11) em frente ao famoso Cassino de Estoril e os competidores sairão de patins-inline em direção à Carcavelos. Alexandre Guedes, organizador do Estoril Portugal XPD Race, alertou-os sobre a possibilidade do piso estar molhado e bastante liso e pediu para aqueles que não são bons patinadores, que levem seus tênis e façam o trecho correndo para evitar acidentes.
A prova conta com a presença de 33 equipes de 15 países e dentre eles alguns atletas que estiveram presentes no Ecomotion Pro / AR World Championship como Paul Romero e Aurélio Olivar, que estarão correndo juntos na Castilla y León es Vida / Sole, que é uma das favoritas ao título juntamente com a equipe espanhola (mas que não tem nenhum espanhol correndo, apenas franceses e um canadense) Buff-Coolmax.
Além das notícias e fotos você poderá acompanhar a prova através do XPD Race TV, um projeto experimental que permitirá a todos os visitantes do mundo todo a acompanhar a prova em vídeo em tempo real.
Algumas partes do programa irá explorar características, locais e atletas com programas pré-gravados, mas a maior parte do material transmitido será material produzido em campo, através de câmeras profissionais e webcams com streaming de áreas de transição, e no estúdio localizado em Lisboa. O objetivo é ter 3 atualizações diárias: uma de manhã, outra à tarde e ao final do dia, um resumo de tudo o que aconteceu.
Mais informações: www.portugalxpdrace.com
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website