Após muita chuva, o sol aparece no terceiro dia de prova. Frio continua intenso.

Por Wladimir Togumi - 02 Dez 2008 - 22h42

Após 2 dias de muita chuva, o sol finalmente apareceu no Estoril Portugal XPD Race. O dia amanheceu com o céu limpo e azul, mas o frio continua dificultando a vida dos competidores. Pouco antes do nascer do sol os termômetros marcavam 2 graus centígrados em Vendas Novas e os carros tinham um fina camada de gelo no teto. No ginásio da cidade foi montada a Área de Assistência 2 e local de início do Estágio 3 da competição.

Além de um teto para dormir, a organização providenciou ainda um microondas e uma cafeteira para garantir uma alimentação quente para todos. Mas os atletas e suas assistências que estão acostumados com este formato de prova levam, por exemplo, colchões infláveis e outros equipamentos para garantir um sono um pouco mais tranqüilo.

O trabalho dos apoios, aqui em Portugal chamados de assistência, fica além das áreas de transição, chamados de Áreas de Assistência. O que conhecemos como área de transição é apenas o local onde os apoios podem deixar e retirar os equipamentos utilizados em uma seção.

A proximidade dos países na Europa permite que muitas equipes não-portuguesas participem da prova e também venham com seus próprios automóveis. Uma das equipes de apoio está presente com um veículo do tamanho de uma van mas com a funcionalidade de um trailer, com água, geladeira e fogão, além de espaço para as malas e caixas de equipamentos dos competidores. O teto do veículo possui compartimentos para guardar coisas e ainda abre-se para cima, permitindo que as pessoas mais altas possam ficar de pé na parte traseira e trabalhar tranquilamente na “cozinha”.

A abertura do terceiro estágio aconteceu às 06h00 da manhã de terça feira, mas neste formato de prova nem sempre as primeiras equipes classificadas são aquelas que chegam ou partem primeiro e como as equipes que buscam uma boa colocação buscam a maioria dos postos de controle e perdem muito mais tempo no percurso, há uma inversão na passagem das equipes e as líderes neste momento são as que estão na parte de trás do pelotão e ainda estavam em direção à Vendas Novas quando as outras partiram.

Esse é caso, por exemplo, da equipe japonesa East Wind na qual a integrante feminina levou uma queda logo no primeiro dia de prova e os atletas decidiram pular o segundo estágio e seguir direto para a seguinte.

Antes de chegar à cidade era preciso atravessar um pequeno braço de represa utilizando uma embarcação montada com dois caiaques e madeiras, transformando-os em uma espécie de catamarã. Cada viagem levava apenas dois atletas e suas bicicletas e contava com a ajuda de dois staffs para levá-los até o outro lado e trazer a embarcação de volta.

Como não estava chovendo, ninguém reclamou de ficar esperando alguns minutos antes de voltar a pedalar. A Team Finland chegou para fazer a travessia às 08h36 da manhã e extra-oficialmente era a líder da prova naquele momento e atrás delas estaria a Adventureteam.dk, mas a confirmação das posições será feita somente após o descarregamento dos dados de apuração, que é feita eletronicamente.

A ‘urge.cyanosis apareceu cerca de duas horas depois, mas a equipe sul-africana deixou alguns PC’s facultativos para trás e deve cair algumas posições na classificação final. O caminho arenoso e sem referências geográfica tornou a navegação bastante difícil situação que se complicava mais devido à privação de sono.

Somando a distância da seção final do Estágio 2 com a primeira seção do Estágio 3, os competidores tiveram que pedalar um total de 160 quilômetros entre Alcácer do Sal e a Represa de Montargil, onde puderam descansar um pouco as pernas e fazer um circuito de 30 quilômetros de canoagem nas embarcações sit-on-top, saindo e chegando no mesmo local. O percurso total desta seção era de 4 horas, de acordo com as estimativas da organização.

Até ao final da tarde e, quando ainda faltam mais dois dias de prova para cumprir, os três primeiros lugares do ranking são ocupados por três equipas estrangeiras: a Team Finland, que desde o primeiro dia tem mostrado ser uma das equipas mais fortes, a formação espanhola Buff-Coolmax e a Cyanosis, da África do Sul, todas elas com 29 CP obrigatórios cumpridos. Entre os portugueses, a equipe melhor classificada até ao momento é a Globaz.PT, com 22 PC’s obrigatórios realizados, o que a coloca na 10ª posição do ranking, um lugar  à frente da Clube Praças da Armada, segundo classificados na edição de 2007.

Ao final da tarde, enquanto os líderes do Team Finland aproveitavam para dormir um pouco na zona de transição de Vendas Novas, na Barragem de Montargil  já havia equipes a partir em direção a Coruche em Run and Bike.

Na tarde desta terça feita a Etapa 2 foi oficialmente encerrada com a chegada das equipe Bike Point Jena - Team Germany e a Irish AR Denny à Àrea de Assistência 2 em Vendas Novas. Ambas chegaram fora do limite para a partida para a etapa seguinte e por isso têm que seguir de Mountain biking para Coruche, onde iniciam a Etapa 3 / Seção 4 em patins inline e/ou Trikke.

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
02 Dez 2008 - 22h42 | geral |
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