A equipe francesa Outdoor Experiences sagrou-se a campeã do Estoril Portugal XPD Race 2008 após 5 dias de prova, em um percurso ao redor de Lisboa que teve as modalidades de orientação, trekking, mountain biking, canoagem (mar, lagos e rios), patins-inline, trikke, bike’n run e técnicas verticais.
Os poloneses da Suunto Navigator ficaram com a segunda colocação e a Team Finland, em terceiro, depois de lideram grande parte da prova e a classificação mudar radicalmente após as líderes perderem o horário de saída do Estágio 3.
“Nós acabamos perdendo o horário de saída do estágio 3 e mesmo assim perdemos a primeira colocação por apenas 20 minutos”, disse Maciej Mierzwa, capitão da Navigator, que também esteve no Brasil participando do Ecomotion Pro/AR World Championship. “Este ano ficamos em segundo lugar, mas no ano que vem queremos conseguir melhorar nosso resultado”, completou durante a premiação.
Para finalizar a prova, as equipes saíram da Quinta das Pratas, em Cartaxo, para uma seção de 111 quilômetros até a cidade de Magoito, já na região da Serra de Sintra. Os competidores enfrentaram uma longa subida até o Convento da Peninha, de onde era possível, em poucos momentos que a neblina se dispersava, ter uma visão panorâmica de toda a costa da região.
Lá no alto dois competidores fizeram um downhill de trikke até a área de transição, onde pegavam as bicicletas novamente e fazer a descida até o litoral, de volta à Cidadela de Cascais, onde os participantes estiveram nos preparativos pré-prova e onde foi também montada a chegada.
A vantagem deste formato de prova é que as equipes não ficam muito dispersas pelo percurso, e em poucas horas todas elas já tinham cruzado o pórtico de chegada. A desvantagem é que a ordem de chegada não significa nada até que os responsáveis pela apuração consigam determinam com certeza a quantidade de PC’s obrigatórios e facultativos cada equipe conquistou ao longo da prova.
No começo da noite aconteceu um jantar de confraternização e a entrega dos prêmios.
Infelizmente devido ao cansaço dos competidores e o pouco tempo disponível para arrumar as coisas e partir para o aeroporto na manhã seguinte, foram poucas as pessoas que ficaram para a festa final.
Classificação Final
1 – Outdoor Experiences
2 – Navigator Suunto
3 – Team Finland
4 – Castilla y León es vida – SOLE
5 – uge.cyanosis