Equipe feminina Brasil Canoar conquista o vice-campeonato Pan-americano de Rafting

Por Redação - 05 Dez 2008 - 12h28

Meninas do Brasil brigaram de igual para igual com as atuais campeãs mundiais, e confirmaram sua qualificação para disputar o próximo campeonato mundial, em maio de 2009, na Bósnia.

O campeonato Pan-americano 2008 foi disputado na cidade de Mendonza, Argentina, no rio Mendonza, nos dias 27, 28 e 28 de novembro. A prova é realizada a cada 2 anos, em alternância com o campeonato mundial.

O forte sol desta época do ano aumentou a quantidade de neve derretida que desce pelas montanhas, tornando mais fortes as corredeiras e ocasionando algumas viradas de bote.

Na categoria feminina o Pan-americano teve a presença equipes vindas da Argentina, Brasil, Canadá, Costa Rica, Venezuela e Eslováquia, atual campeã mundial, que foi convidada especialmente para participar do evento.

A PROVA
A competição foi formada por 4 provas:
- Tiro de Velocidade - tomada de tempo individual

Foi realizada em uma corredeira de classe III+ e para surpresa geral,a equipe Brasil Canoar venceu a prova, deixando para trás as eslovacas e canadenses.

- Sprint paralelo - disputas eliminatórias com botes “lado a lado”
A prova foi realizada em uma corredeira de classe III. Após ser eliminada pelo Canadá na semifinal, a equipe Canoar Brasil foi disputar o Bronze com a Eslováquia, e mais uma vez, para surpresa geral, venceu as campeãs mundiais, terminando a prova em 3º lugar.

- Slalom - Disputa contra o relógio, contornando obstáculos artificiais pendurados sobre o rio

Nesta prova a equipe Canoar Brasil conseguiu um ótimo desempenho, ficando em 3º lugar. A equipe esteve perto da segunda colocação, e acabou levantando o público presente quando fez um rápido resgate, após a queda de uma das integrantes do bote, que foi resgatada por outra, enquanto as atletas restantes continuaram remando para seguir na linha correta do rio.

- Descenso - Disputa de 15 km contra o relógio, com todas as equipes largando juntas

A prova foi eletrizante desde o princípio. A equipe Canoar Brasil largou em terceiro, mas rapidamente alcançou a liderança. As equipes do Brasil, Canadá e Eslováquia se alternaram nas primeiras posições durante o longo percurso, até que, próximo do final, quando ocupava a segunda colocação a equipe Brasil Canoar ficou presa em um refluxo do rio, e terminou a prova em 3º lugar, consolidando assim o vice-campeonato Pan-americano de Rafting.

A colocação final da categoria feminina no Pan-americano de foi:
1º lugar – medalha de ouro – Canadá
2º lugar – medalha de prata – Brasil Canoar
3º lugar – medalha de bronze – Argentina
Na categoria masculina a disputa foi intensa, mas vencida de ponta a ponta pela equipe brasileira Alaya Bozo D’ Água, atual campeã mundial da categoria.

AS ATLETAS
A equipe Canoar Brasil é formada por experientes atletas de aventura, praticantes de canoas havaianas, corridas de aventura, corridas multisport e rafting: Lucinéia Mariano (capitã), Fátima de Oliveira, Camila de Araújo, Patrícia Linger, Shubi Guimarães, Maia Midori, Mônica Cidras e Gabriela Garuti.

Lucinéia, ou Néia, como é conhecida, é a mais experiente guia de rafting do Brasil, com 18 anos de atuação em descidas comerciais pelo país. Fátima foi a primeira guia de rafting do Brasil, e têm 20 anos de experiência no esporte. Camila e Shubi são 2 das principais atletas de Corridas de Aventura do Brasil e do mundo.

A equipe é treinado por Maurício Fenille, o Tatu, coordenador de rafting da Canoar com 20 anos de experiência no esporte, tendo sido tricampeão brasileiro de Rafting.

Redação
Por Redação
05 Dez 2008 - 12h28 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais