Oskalunga Sundown vence em Paraty e fatura o título do Aventure Camp 2008

Por Redação - 09 Dez 2008 - 16h49

Neste domingo a equipe brasiliense Oskalunga Sundown venceu a quarta etapa do circuito Adventure Camp ao completar a prova em 3h57min. Com o resultado, o grupo faturou também o título da temporada 2008, sendo a melhor equipe do ano. Na colocação da etapa, a Selva NSK Kailash ficou em segundo, com 4h04min, seguida da Quasar Lontra e Goiabada Power, que chegaram juntas em terceiro, um minuto atrás dos segundos colocados. Em quinto ficou a Quasar Lontra Máster, que completou a disputa com 4h17min.

A quarta etapa do Adventure Camp 2008 tinha tudo para ser muito equilibrada, pois três equipes brigavam pelo título da temporada. Outro fator que trouxe ainda mais emoção foi o valor da prova, com peso 1,5. Além disso, para dificultar ainda mais a vida dos competidores, a organização fez uma disputa partindo para o lado norte de Paraty, ao contrário da prova de 2007, quando eles migraram para o Sul. Assim, os atletas precisaram de muita estratégia e navegação para driblar os desafios de uma trilha totalmente nova. Com esse cenário, não deu outra, os competidores deram um show de equilíbrio com disputas muito acirradas em todos os trechos da prova.

Às 8h10, embaixo de um sol quente, mar calmo e com pouco vento, 59 equipes largaram na praia do Pontal para a canoagem no duck. A parte terrestre da prova começou no PC5, quando os atletas partiram para o trekking, trecho mais difícil da prova com bastante subidas. No PC 8 fizeram a transição para a bike, seguindo até o PC 11 onde tiveram de cumprir o desafio de técnicas verticais com uma tirolesa de 200m. Neste PC dois integrantes fizeram o vertical, enquanto os outros dois tinham de realizar o plantio de uma árvore, contribuindo para o meio ambiente. Ao término do desafio vertical, os atletas seguiam de bike para o PC 12 e em seguida partiam para a chegada, na praia do Pontal.

A equipe Oskalunga Sundown completou a prova em 3h57min e cruzou a linha de chegada em primeiro, faturando o título da etapa e do circuito, totalizando 355 pontos (incluindo o descarte). Na chegada, muita festa e comemoração. Os atletas de Brasília lideraram boa parte da disputa, mas estavam sempre seguidos de perto pelos concorrentes da Selva NSK Kailash e da Quasar Lontra. O que fez a diferença, segundo Frederico, integrante da equipe Oskalunga, foi o bom preparo físico do grupo no trekking.

“No duck largamos bem e conseguimos abrir um pouco, no trekking conseguimos impor um ritmo mais forte e ficamos na liderança, como temos um bom preparo e um dos pontos fortes da equipe é o trekking, forçamos neste trecho. Fizemos o que sabemos e o que realmente gostamos de fazer. Tivemos alguns deslizes durante o ano, mas soubemos driblar as dificuldades para chegar aqui e fazer um bom trabalho para conquistar o título da etapa e do circuito”, comemorou o atleta brasiliense.

A Selva NSK Kailash, que precisava chegar em primeiro e não permitir que a Quasar chegasse em segundo, ficou com a segunda colocação na etapa com 4h04min, com o resultado, somou 300 pontos e terminou em ano em terceiro. Duda, da equipe Selva fez um balanço da etapa. “A prova foi muito disputada, a cada passagem fazíamos cálculos pensando no título. Acho que a saída do vertical foi decisiva para definir os três primeiros da etapa, mas venceu o melhor”, reconheceu Duda.

Para Sabrina, da equipe Quasar Lontra, a prova foi bem mista. “Teve de tudo, trechos fáceis com paradas, partes mais difíceis como o trekking com muita subida e locais técnicos de tirar o fôlego. Enfim, uma prova muito boa e bastante disputada. Nós éramos a única equipe com chance de ser campeã se chegássemos na segunda colocação, mas um minuto fez a diferença. Chegamos em terceiro e ficamos com o vice”, avaliou a atleta.

Resultado final da etapa (5 primeiros)
1º Oskalunga Sundown, 3h57
2º Selva NSK Kailash, 4h04
3º Quasar Lontra, 4h05
4º Goiabada Power, 4h05
5º Quasar Lontra Máster, 4h17

Resultado Final Circuito Adventure Camp 2008
1º Oskalunga Sundown, 355
2º Quasar Lontra, 340
3º Selva NSK Kailash, 300

Temporada 2009 terá novidades - Sérgio Zolino, organizador do Adventure Camp faz um balanço positivo da temporada 2008. “Tivemos um ano muito bom. Conseguimos, mais uma vez, realizar provas diferentes, com variados graus de dificuldade, e acima de tudo, fizemos disputas muito seguras, uma das nossas prioridades. Comemoramos os 10 anos de corrida de aventura no Brasil, com grandes emoções e boas lembranças”, avaliou o organizador.

Para 2009, o organizador afirma que os atletas podem esperar por mudanças e novidades. “Vamos pensar em reviravoltas para o ano que vem. No próximo mês entraremos em planejamento para definir a quantidade de etapas, por onde vamos passar e todos os detalhes. Nossa intenção é surpreender”, ressaltou Zolino.

Redação
Por Redação
09 Dez 2008 - 16h49 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais