A Tierra Viva 2009 será muito dura e variada, partindo do bosque andino patagônico e passando por trechos da selva valdiviana e chegando a desértica estepe patagônica. Isso é o que promete a organização da prova, a cargo de Guri Aznarez, corredor de aventura internacional e co-organizador do antigo Desafio de los Volcanes.
A prova contará com um percurso de 500 quilômetros sem equipe de apoio e non-stop, o que torna a prova muito estratégica, que significa a escolha do melhores equipamentos, roupas, alimentação, as horas de descanso e qual caminho seguir. Cada equipe deverá entregar para a organização 2 sacos estanques ou caixa com os equipamentos, roupas e comida antes da largada para que sejam transportadas para os PC Camp. Haverá 2 PC Camp's em todo o percurso.
As modalidades para este ano serão: orientação, trekking, Mountain biking, caiaque oceânico (duplo) e cordas fixas.
Segue abaixo as informações do primeiro comunicado, divulgado em janeiro/2009:
Canoagem: serão 4 seções em grandes lagos, totalizando 120 Km. As águas são bastante frias e as ondas podem complicar as travessias. Recomenda-se o uso de neoprene pois o frio será o principal obstáculo a ser vencido, especialmente à noite.
Trekking: haverá 3 seções de trekking, a primeira com aproximadamente 50 Km, a segunda com 40 Km e a última, 45 Km aproximadamente. Em duas delas os atletas passarão dos 2.000 metros de altitude. Os atletas andarão por muito tempo em alta montanha, portanto é necessário ter uma boa vestimenta, especialmente as impermeáveis. Também passarão por longos trechos fora de trilha, atravessando matas por caminhos de animais e algumas vezes avançando pelo leito de rios, que nesta época possuem pouca água.
Mountain biking: serão 3 seções que totalizarão aproximadamente 240 Km, passando por estradas de terra e também asfalto. Em alguns momentos os atletas terão que carregar as bicicletas em trilhas. Em uma das seções serão obrigados a cruzar um rio e terão que nadar.
A prova acontece entre os dias 21 e 29 de março e a sede será em San Martín de los Andes, local da largada e chegada - www.sanmartindelosandes.gov.ar. O mês de março é de baixa temporada, portanto há muitas ofertas de hospedagem, desde hotéis até campings.
Inscrição:
Dupla: 1.200,00 pesos argentinos (~ USD 348,00 – cotação 14/11)
Quarteto: 2.400,00 pesos argentinos (~ USD 695,00 – cotação 14/01)
Desconto especial para equipes brasileiras
Dupla: USD 250,00
Quarteto: USD 500,00
Contato no Brasil - sidney@adventuremag.com.br
Mais informações sobre a prova: www.tierraviva.com.ar
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website