Começou 2009!!! A atleta Fernanda Maciel começa o ano acelerando na Europa e com a volta do nome da equipe ao podium…ATENAH ! Ela acaba de retornar de uma temporada na Espanha e França quando participou de duas provas.
A primeira delas foi uma corrida de orientação em montanha chamada Wild Boar Rogaining. A prova aconteceu na Espanha, em Sant Antonio del Porquet/L’Espluga Calba/Les Carrigues. Largada cheia, mais de 300 atletas, às 12h de um friorento sábado (-7 graus) e com 6 horas de duração.
» Clique aqui para ver mais fotos |
Neste evento 60 marcadores com valores diferentes são espalhados em um mapa que abrange 50 Km², e os competidores têm 6 horas para conquistar o número máximo de marcadores que conseguirem. "Cada baliza tinha sua devida pontuação, exemplo: a baliza número 35 valia 3 pontos, a de número 78 valia 7 pontos, a 90 valia 9 pontos, sempre seguindo a primeira numeração. Fui campeã com Arnau Juliá (equipe Buff Coolmax), formando a equipe ATENAH BUFF! Prova com orientação em mapa de alto nível, com mais de 350 atletas, sendo 20 duplas internacionais", disse Fernanda.
“Nossa dupla fez 172 pontos. Atenah Buff campeã. Foi emocionante ter subido ao podium convidada como: “Lo equipo de Brasil, Atenah Buff!”, no momento em que todos os atletas estavam presentes, após a bela paella fornecida pela organização, um jantar de confraternização pós prova”.
Depois da correria com mapa na mão no sábado, Fernandinha Maciel, foi direto para o sul da França, disputar às 7h da manhã de domingo e desta vez solo, a ULTRA TRAIL BLANCH, uma Ultra Maratona por montanhas de neve em Font Romeu.
“Com neve powder até os joelhos, corri os 51km de prova sofrendo muito, pois no sábado havia torcido meu pé direito e como era uma prova técnica, não tinha o apoio firme do meu pé sobre a neve e o gelo. Valeu por ter sido a maratona mais linda que já fiz. A ultra começava ainda à noite, aos 1980m de altitude, com presença da lua se pondo, deixando um certo mistério dentro dos bosques e single tracks que percorríamos e uma sensação de despertar e alegria com o sol nascendo colorindo as inúmeras montanhas de neve ao meu redor. As paisagens me distraía da dor, tinha fé que o meu “tempo”também iria melhorar.”
Para Fernanda, a organização foi impecável, dando as opções aos atletas de se inscreverem em provas de 13km com 350m de desnível positivo, 24km com 1.350m e 51km com 2.100m, chegando à presença de 800 corredores de montanha. A brasileira concluiu a prova em 8h31min, sendo vice-campeã, atrás de Alexandra Rousset da França, corredora de raids e esqui de fundo. Além disso a atleta foi uma das 5 escolhidas para ser acompanhando durante todo o tempo por uma equipe de filmagem.
A edição 2010 está programada para acontecer nos dias 23 e 24 de janeiro e a organização está propondo a criação de mais um circuito, com 80 km e a participação de apenas 50 atletas selecionados.
Saiba mais sobre as provas:
Wild Boar Rogaining - www.thewildboar.org
Ultra Trail Blanch -
www.trailblanch-fontromeu.org
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website