Direto da Nova Zelândia: Brasil no Coast to Coast

Por Alexandre Carrijo - 09 Fev 2009 - 23h19

Nos próximos dias 13 e 14 de fevereiro acontecerá a 27ª edição do Campeonato Mundial de Multisport – o Coast to Coast na ilha sul da Nova Zelândia. Este evento é tido como a origem das corridas de aventura e, apesar disso, começa a firmar-se no Brasil apenas agora, 10 anos após a primeira EMA. Os eventos Multisport de Floripa e de Brasília são moldados à feição do Coast to Coast e colocam os atletas individualmente mostrando suas habilidades em corrida em trilha, ciclismo e canoagem com caiaques de performance.

Aqui na Nova Zelândia o evento é clássico. Há muita história e personagens fantásticos. Entre as pessoas comuns (do cara do “fish and chips” ao diretor de uma grande companhia) o clima é de "eu já fiz ou ainda vou fazer". Entre os atletas profissionais, é uma grande coroação no mundo da aventura ser campeão do C2C.

Hoje, esse reinado no mundo da aventura pertence a Richard Ussher. Vencedor do Coast to Coast em 2005, 06 e 08 e ainda por cima Campeão Mundial de Corrida de Aventura em 2005 com Nathan Fa’vae e 2006 com Ian Adamson. Ussher é apontado como o melhor corredor de aventura da atualidade. Ano passado, duas semanas após vencer o C2C (243 km com 140 bike, 36 de corrida e 67 de canoagem), ele finalizou o Iron Man New Zealand na 7ª posição geral. Em 2009 ele não corrrerá o mundial de mulitsport pois está focado no triatlo e pretende ir a Kona em outubro.

Entre atletas mais conhecidos dos corredores de aventura brasileiros, teremos esse ano competindo o favorito Gordon Walker (Nike Team – Ecomotion 2008), vencedor em 2007 e por três vezes segundo lugar atrás do multicampeão Richard Ussher, Marcel Hagener (Sole – Ecomotion 2007 e Helly Hansen – Ecomotion 2008), Wayne Oxenham (atual campeão mundial com o time Orion Health) e Ghilherme Pahl da equipe Oskalunga Sundown, que já correu essa prova em 2006 finalizando na 30 posiçao com 13h12.

Esse ano foi aclamado como o ano da mulher no Coast to Coast. Se no primeiro ano, 1983, havia apenas 4 mulheres, em 1995 alcançou 100 inscritas e em 2008 passou de 200, o que representa 25% do número total de participantes. Entre elas inclusive, o disputa é mais parelha, com as top 10 chegando com menos de 40 minutos de diferença.

As principais candidatas ao título são a canadense bi-campeã em 2006 e 2008 Emily Miazga, a finlandesa Elina (Rautila) Ussher (Nokia Team na Ema 2001), a dinamarquesa Sia Svendsen (Ecomotion 2007 com Merrel e 2008 com Bjurfors) e as neozelandesas Fleur Pawsey campeã em 2007 e Jill Westenra, quatro vezes campeã (2000 a 2003) e hoje com 44 anos !

Diário de Bordo - Chegamos à Nova Zelandia com duas semanas de antecedência para nos prepararmos adequadamente. Primeiro, equipamentos e provisões em Christchurch, a maior cidade da ilha do sul e onde a prova termina. Depois, treinamento nas seções de canoagem no rio Waimakariri e corrida na montanha, as mais importantes da prova.

Esse período acabou de terminar, fizemos cada trecho duas vezes, em dias alternados. Tivemos a sorte de contar como o apoio do amigo Neil Jones (Ecomotion 2005, 06, 07 com Merrel e 08 com Bjurfors), que foi campeão do Coast em 1996 ( o primeiro da ilha do norte a realizar tal fato ), nestes treinos.

Seu filho Daniel Jones com apenas 17 anos foi a segunda melhor corrida geral em 2007, correndo em equipe de revezamento. Daniel foi nosso guia na montanha e ensinou as melhores rotas e atalhos do percurso. Neil Jones apresentou-nos o rio “Waimak”, com suas infinitas opções de trajeto pelos diferentes canais que se formam, já que é um rio de fundo de pedra e que muda de traçado constantemente. As corredeiras de classe II são um risco potencial e é bom estar com alguém experiente nelas quando se vai pela primeira vez. Pai e filho competirão juntos novamente esse ano no revezamento, um corre, outro rema e os dois dividem trechos de ciclismo. Eles têm chance de vitória.

Os dois treinos seguintes foram sem a presença deles, o que foi bom pois pudemos avaliar nossa performance tendo que tomar todas as decisões por nossa própria conta. Isso ajudou bastante na construção da confiança necessária para o dia da prova.

Estamos acampados na margem do rio e prestes a voltarmos para Christchurch onde vamos descansar e resolver os últimos preparativos antes da prova, que larga 6h da manhã do sábado dia 14, ou seja, sexta-feira, 13, às 21h no Brasil. A previsão de tempo para o vencedor é de aproximadamente 11h e para a melhor mulher umas duas horas mais tarde.

Brasil no Coast to Coast - Guilherme Pahl, da Oskalunga Sundown, será o Brasil nesta prova já que Nora Audrá, apesar de inscrita, não participará em função de outro evento na semana seguinte ao Coast. Esta samana saiu a previsão oficial da prova e Guilherme está cotado como top 10 em relação a chaces de vitória.

http://www.sportzhub.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=6208&Itemid=31

Semana que vem contaremos aqui no Adventuremag como foi a prova. Haverá transmissão on-line pelo site www.sportzhub.co.nz

Abraço a todos e boa sorte Brasil no Multisport !!
Alexandre Carrijo
Corredor de Aventura e organizador do Brasília Multisport

Alexandre Carrijo
Por Alexandre Carrijo
09 Fev 2009 - 23h19 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais