Marcelo Maragni é fotógrafo desde 1999 e seu trabalho se divide principalmente entre fotografia de esportes, natureza, pessoas e moda, mas atua sobretudo no campo da fotografia esportiva, se dedicando a fotografar atletas e esportes ligados à natureza.
Integrante do staff oficial de fotógrafos do Ecomotion Pro, Maragni está lançando o livro "Azul: Fernando de Noronha", com fotografias de inenarrável beleza das águas transparentes do arquipélago e o surfe como personagem do ensaio.
“Cada vez que penso em Fernando de Noronha, antes de qualquer imagem, é difícil escapar do azul-esmeralda das águas do mar da ilha”, diz o autor na apresentação. E completa: “O excesso de vida, praias e paisagens maravilhosas confundem a mente num turbilhão de azul e torna impossível eleger uma primeira imagem. Ou talvez porque o grande segredo deste lugar seja realmente o mar em todas suas formas. Cilindros, espumas, espirros, ondulações, espelhos-d’água.”
Vale lembrar que tanto a beleza natural quanto as excepcionais condições ambientais da ilha fizeram que, em dezembro de 2001, com o objetivo de assegurar às gerações futuras a herança daquilo que é chamado “tesouros do passado”, a Unesco facultasse ao conjunto de ilhas o título de Patrimônio Mundial Natural.
As praias da Conceição, da Cacimba do Padre, do Bode e outras tantas paragens foram clicadas e selecionadas para compor o livro. Na concepção de Maragni, algumas das fotos só terão algo a dizer para os surfistas e, uma ou outra, talvez, para quem vê a fotografia sob outra óptica. Mesmo pensando dessa maneira, sintetiza seu trabalho com uma frase que é quase um poema: “Fica a certeza que Azul é pouco para descrever ou mesmo falar das belezas aquáticas de Noronha, que aparecem multicoloridas nestas páginas, mas, mesmo assim, as memórias são, antes de tudo, da cor do mar.”
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website