Subida, muita subida. Para muitos competidores a subida até o pico do Lopo foi a parte mais difícil de toda a corrida, realizada no final de semana na cidade Joanópolis, em São Paulo. Essa foi a primeira etapa do Circuito Powerbar Adidas Short Adventure e teve a participação de 155 duplas enfrentando um percurso de 52,4km nas modalidades de orientação, trekking, mountain bike, canoagem em ducks e técnicas verticais. Desta vez os participantes não enfrentaram os special tests que normalmente fazem parte do circuito.
Para ver o vídeo, clique nos links abaixo |
Mas o trecho mais difícil ainda estava por vir. Com um desnível de 800 metros, o pico do Lopo foi onde os competidores realizaram o rapel de 40 metros. Apenas um integrante de cada equipe fazia a descida enquanto o outro esperava pela sua volta para seguirem juntos até o PC6. O Pico do Lopo, mais conhecido como "Gigante Adormecido", segundo a lenda seria um guerreiro que teria adormecido e morrido à espera de sua amada, a Ituí. Para alguns atletas o guerreiro podia pelo menos ter esperado deitado e não em pé, em alusão ao desnível que teriam que enfrentar durante a subida.
De volta às bicicletas as equipes tiveram pela frente um downhill de 15km até a chegada, no centro da cidade de Joanópolis. Isso para quem pegou o caminho certo. Muitas equipes, talvez empolgadas com a descida, acabaram não navegando e pegaram o caminho errado em uma das poucas bifurcações existentes no começo da descida. Resultado: ao invés de chegar em Joanópolis elas acabaram em Extrema, do outro lado da Serra da Mantiqueira. Como a subida de volta era muito íngreme a única opção foi seguir pelo asfalto até a chegada, dando um volta muito maior.
A vitória ficou com a "Canon Lontra", formada por Victor Lopes e Fabrizio Giovannini, e "Canon Quasar", formada por Rafael Campos e Marina Verdini, que cruzaram juntas a linha de chegada em pouco mais de 5h27min de prova. em seguida chegaram as equipes "As" (5h41min18seg), "Avataris" (5h51min40seg) e "Adventure Camp" (5h54min30seg).
As duplas foram divididas em quatro categorias - feminina, masculina, mista e master (nesta, um dos integrantes da equipe deve ter mais de 45 anos) - e as três primeiras de cada categoria dividirão ao final do circuito um prêmio de R$ 10 mil.
Classificação geral da 1a etapa
1o) Canon Lontra (São Paulo/SP) - 5h27min31 - categoria masculina *
2o) Canon Quasar (São Paulo/SP) - 5h27min35 - categoria mista
3o) As (São Paulo/SP) - 5h41min18 - categoria masculina
4o) Avataris (São Paulo/SP) - 5h51min40 - categoria masculina
5o) Adventure Camp (São Paulo/SP) - 5h54min30 - categoria masculina
6o) Mamelucos (São Paulo/SP) - 6h07min27 - categoria mista
7o) The Hunters 1 (Rio de Janeiro/RJ) - 6h07min45 - categoria masculina
8o) Xenopus (São Paulo/SP) - 6h08min32 - categoria mista
9o) The Hunters 3 (Rio de Janeiro/RJ) - 6h08min50 - categoria masculina
10o) The Hunters 2 (Rio de Janeiro/RJ) - 6h11min51 - categoria masculina
* A Canon Lontra foi considerada vencedora por ter entregue o chip quatro segundos antes da Canon Quasar.
A aventura continua este ano em mais duas etapas do Circuito PowerBar Adidas Short Adventure. Jaguariúna, na região de Campinas, será sede da segunda etapa, no dia 17 de maio. A terceira prova acontecerá em Saco de Mamanguá, em Parati Mirim (RJ), no dia 14 de junho. O Circuito PowerBar Adidas Short Adventure é organizado pela Ecomotion Outdoor Sports Marketing e conta com o patrocínio de PowerBar, Adidas e Natura.
Mais informações e os resultados da primeira etapa podem ser obtidos no site www.ecomotion.com.br .
Deixe sua opinião sobre a corrida em nosso fórum. O link pode ser encontrado no menu superior do site
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website