A temporada 2003 do circuito YPF Cross teve início no dia 06 de abril na estância "Cabana Casamú" em Zárate, na Argentina. O Club de Corredores convocou 600 competidores divididos em equipes de 3 integrantes provenientes de vários pontos da Argentina e de outros países como Alemanha e Estados Unidos.
O YPF Cross é composta por 4 etapas ao longo do ano e estabelece um ranking entre todas as equipes argentinas. É um circuito formado por corridas rápidas e explosivas onde em pouco tempo os atletas devem mostrar suas habilidades desportivas e trabalho em equipe.
A corrida - a primeira etapa exigiu uma grande versatilidade desportiva, os competidores percorreram 55km nas modalidades de cross country (15km), mountain bike (33km), canoa inflável (7km), travessio de rio (500 metros) e pularam de um ponte de 6 metros de altura sobre o rio Areco.
Antes da largada Sebastián Tagle, diretor da corrida, deu as últimas informações sobre o evento e recomendou a todos que se mantivessem bem hidratados durante a corrida. A categoria mista, formada por 70 equipes largou às 11:00h e a masculina, formada por 130 equipes, às 13:00h.
O barro - com o helicóptero da organização sobrevoando a área, os competidores largaram no YPF Cross com uma corrida de 2km por estradas e em seguida começaram a etapa de mountain bike, tendo que enfrentar desde o princípio o maior desafio do terreno: o barro. Isso fez com que o circuito ficasse mais pesado e em várias ocasiões os atletas tiveram que parar de pedalar e carregar a bicicleta no ombro. Foi durante esta etapa que o trabalho em equipe fez diferença.
A primeira prova especial foi realizada durante esta etapa de mountain bike: os competidores deixaram as bicicletas e correram 300 metros por uma região de charco, entrando até os joelhos para chegar à ponte sobre o rio Areco, de onde pulavam no rio. Houve uma combinação de vertigem e adrenalina com a sensação de alívio com a água. Alguns competidores que não sabiam nadar se superaram e não pensaram duas vezes para saltar, sabendo que havia salva-vidas para socorrê-los dentro da água.
Depois do banho era hora de voltar para as bicicletas e completar o trecho de 33km.
Cansaço - as pernas tiveram que continuar colocando toda sua força para enfrentar o trekking de 7km por estradas e trilhas, circundados por eucaliptus e acácias dentro da estância El Rincón. A esta altura a equipe Stone Brewing teve que desistir da corrida devido ao desgaste como integrante Gustavo Maschwitz, que foi resgatado e atendido pela equipe médica.
Quem ainda teve forças chegou a outro ponto do rio Areco de onde as equipes saiam nas canoas infláveis para remar 7km. O rio estava calmo e foi um aliviador para os músculos das pernas. Ao final deste trecho os competidores tiveram pela frente a segunda prova especial do YPF Cross: a travessia de rio. Saindo do rio os corredores entravam na etapa final da corrida: 6km de trekking.
Resultados - A equipe "Nike" foi a vencedora na categoria mista com o tempo de 3:58:30, formada por duas mulhere e um homem: Florencia Gorchs, Romina Maldonado e Juan Gundel . Em segundo lugar chegou a equipe "Diario Uno" de Nadia Vottero, Ariel Garrigo e Julio Borlle com o tempo de 4:06:21 e apenas 29 segundos atrás, ficou a “Basset Posada de Pájaros” de Tandil: Emiliano Tentella, Alejandro Tevez e Nancy Carabajal.
Na categoria masculina a equipe vencedora foi a "Jugos Barú" com o tempo de 3:33:46, formada por Francisco Cajen, Juan Pablo Puente e Alejandro Luchini. Em seguida, com o tempo de 3:40:42, ficou a experiênte equipe “El Litoral”, de Fernando Gaspar, Walter Baer e Rodolfo Roldán. Em terceiro, com 3:41:35 ficou a equipe “Anaconda” de Paul Reynolds, Gonzalo Terán e Rubén Lamas de Buenos Aires.
Mais informações e resultados completos se encontram no site www.clubdecorredores.com
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website