A Estrada Real voltou a receber uma etapa do XTERRA Regional. Depois de Ouro Preto, em outubro, dessa vez o trecho entre Tiradentes e São João Del Rei foi o palco da prova válida pelo XTERRA Series 2009. Foram três modalidades em disputa no final de semana: no sábado de manhã aconteceu o Duathlon; à tarde os mini atletas correram o XTERRA Kids; e à noite, às 20h, começou o Night Trail Run, com 6km de corrida e caminhada noturna.
E vale destacar o desfile da Ellus no evento. O XTERRA fechou uma parceria com a marca e em 2010 lançará a coleção XTERRA by Ellus.
Ernani Souza, mineiro de Conselheiro Lafaiete, mostrou que gosta de correr em casa e venceu a disputa no masculino. Ele percorreu os 3km de corrida, 28km de mountain bike e mais 9km de corrida em 2h13min25. A segunda colocação ficou com o americano Dominic Gillen (2h15min22) e a terceira com Frederico Zacharias (2h19min32).
|
"Fiz a prova no meu ritmo. Cada momento que via um adversário à minha frente, ganhava mais motivação e mais energia a mais para ultrapassá-lo", comentou Ernani Souza que em Ouro Preto havia sido o terceiro colocado.
"A segunda parte da corrida foi a mais complicada com muita lama e muitas subidas e descidas durante o percurso de bike. Das provas que eu participei aqui no Brasil, essa foi a mais dura", analisou Dominic Gillen, melhor americano no XTERRA Richmond por quatro anos, de 2002, 2003, 2004 e 2006.
No feminino, a americana Shonny Vanlandingham confirmou o favoritismo e venceu fácil a prova de duathlon com o tempo de 2h29min25, quase 20 minutos à frente da segunda colocada, a paulista Cristina Carvalho (2h47min43). Em terceiro ficou a santista Luzia Bello (3h8min22).
"A competição foi boa, com tudo que eu esperava: muita lama e terrenos escorregadios. As partes mais difíceis foram mesmo as subidas, muito íngremes", disse a americana, segunda colocada no XTERRA Series americano em 2009, além de ter sido terceira colocada no Mundial de 2008, no Havai.
"A prova foi muito difícil do começo ao fim. Terminei a primeira parte da prova colada na americana mas na bike meu desempenho não foi tão bom e ela acabou abrindo vantagem na liderança. Mas, graças a Deus, me mantive firme e consegui chegar em segundo lugar", comemorou Cristina.
No domingo (28) aconteceu o XTERRA MTB Cup, com 45km de pedal pelas trilhas da região, valendo também R$ 10 mil para a categoria elite. Rubens Donizete, representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e melhor latino-americano no Mundial de 2009, repetiu o feito da etapa de Ouro Preto e foi bicampeão com o tempo de 2h30min21s. Rubinho foi seguido de perto por Moisés Lourenço, o Monobloco, que chegou apenas um segundo depois do campeão. Em terceiro ficou Daniel Carneiro, de 24 anos, que repetiu a colocação dele no último XTERRA.
No feminino, a americana Shonny Vanlandingham foi a campeão com o tempo de 2h51min27s. Erica Gramiscelli, que havia sido campeã em Ouro Preto, ficou na segunda colocação com o tempo de 2h52min34s e Cristina Carvalho, em terceiro.
"Eu fiquei muito cansada mas é muito bom vencer de novo", comentou a americana que venceu o Duathlon no dia anterior.
"A prova foi muito dura porque tinha muita lama nas trilhas. Eu estava um pouco cansado porque já estava de férias e essa vai ser minha última competição no ano. A minha estratégia foi guardar a energia para o final e dar um sprint porque o Monobloco vinha colado", contou Rubinho.
" Eu tentei me manter perto do rubinho e em alguns trechos cheguei até a ultrapassá-lo. Mas no final ele conseguiu abrir uma pequena vantagem e eu não o alcancei no sprint final", comentou Monobloco que chegou apenas um segundo depois do campeão.
Nesta edição, os 300 participantes largaram em comboio até São João del-Rei de onde houve a relargada.
"Nós fomos até a Serra de São José com uma velocidade média de 10km/h e depois relargarmos. No trajeto tinha muita lama, muito buraco... Estou muito feliz com meu desempenho porque estou no final da temporada e esse segundo lugar veio coroar um ano muito bom. Termino 2009 como líder do ranking brasileiro", concluiu Erica, que venceu duas das três etapas do XTERRA MTB Cup (Ilhabela 2007 e Ouro Preto).
"Eu acho que o XTERRA vai ajudar a promover o esporte. Provas bem organizadas como essa dão até mais vontade de participar", analisou Rubinho.
Nas três provas, mais de 800 atletas participaram do XTERRA Regional Estrada Real Tiradentes-São João Del Rei. O Duathlon reuniu 100 competidores, o Night Trail Run teve cerca de 500 participantes, e o MTB Cup contou com em torno de 250 ciclistas.
"O XTERRA fechou o ano com chave de ouro, sucesso total na Estrada Real. Ano que vem, Minas Gerais vai receber quatro etapas do XTERRA ", disse Bernardo Fonseca, sócio da X3M Sports Business, organizadora do evento.
Resultados Duatlon
Masculino Elite:
1º. Ernani Souza – 2h13min25
2º Dominic Gillen(EUA) – 2h15min22
3º. Frederico Zacharias – 2h19min32
Feminino Elite:
1º. Shonny Vanlandingham – 2h29min25
2º Cristina Carvalho – 2h47min43
3º Luzia Bello – 3h8min22
Resultados MTB Cup
Masculino Elite
1º Rubens Donizete – 02:30:21
2º Edivaldo Cruz – 02:30:22
3º Daniel Carneiro - 02:33:14
Feminino Elite
1º Shonny Vanlandingham (EUA) - 02:51:27
2º Erica Gramiscelli – 02:52:34
3º Cristina Carvalho – 03:13:26
Resultados completos no site www.xterrabrasil.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website