A Chauás Peruíbe 2009 foi mais curta e mais fácil do que a etapa realizada ano passado, quando algumas equipes sofreram com a navegação em trechos sem trilhas demarcadas e passaram a noite no meio da mata. Desta vez o percurso foi mais curto, mas os ingredientes básicos da Chauás estavam presentes: navegação, mata, charco e é claro, mangue.
» GPS Track |
» Google Maps |
» Galeria de fotos |
» Site oficial |
Mas quem recebeu o pacote completo foram as equipes mais lentas, que enfrentaram um forte chuva no final da tarde e trilhas que se transformaram em córregos, dificultando a navegação e a progressão.
A ligação entre dificuldade e Chauás é tão intensa que algumas vezes as equipes ficam em dúvida se estão no caminho certo quando tudo está muito fácil. A diferença nesta prova foi a duração muito menor dos "perrengues", chegando-se na conclusão que os participantes gostam das dificuldades, mas não por muito tempo.
Na manhã de sábado um Papai Noel diferente, com roupas verdes - ele dizia ser uma versão ecológica - distribuía balas para os presentes. Muitas crianças da escola municipal do bairro do Guaraú acordaram cedo para receber os brinquedos arrecadados pela organização e distribuídos pela Associação dos Monitores Ambientais de Peruíbe.
Logo após a largada os participantes tiveram que cruzar um rio com a bicicletas nas costas, mas no geral os trechos de mountain biking foram tranquilos, passando por estradas de terra e asfalto e servindo apenas de ligação entre as outras modalidades, sem qualquer exigência técnica.
Os dois percursos - 65 km e 45 Km - foram quase iguais. Os participantes da prova mais curta foram poupados dos trechos mais difíceis mas fizeram as mesmas modalidades e também sofreram com o calor nas pedras na seção de costeira e se refrescaram na cachoeira dentro da Pousada Na Trilha da Juréia após o canyoning.
A utilização de canoas canadenses também trouxe um diferencial para a prova, mas quem não estava confiante em remar a "nova" embarcação - reservada apenas para os quartetos e duplas do percurso de 65 Km - poderia utilizar os caiaques infláveis, mais estáveis e mais lentos.
Xikito, que venceu o Ecomotion Pro com a QuasarLontra a apenas 15 dias atrás, liderou a prova de ponta a ponta mas a vitória do circuito na categoria Solo ficou com o atleta Diogo Teixeira. A Life Guard / Competition Aroeira, também com integrantes que estiveram em Minas Gerais, venceu na categoria Quartetos Mistos. Já a dupla mista Red Aplle Lótus Nexcare 3M e a dupla masculina Hiking Aventura Santos fizeram uma prova estratégica garantindo pontuação para ganhar o Circuito deste ano.
Algumas equipes e atletas traçaram a estratégia de buscar o PC16 Virtual fora da ordem numérica, aproveitando que ele estaria próximo do caminho em direção a outro posto de controle, mas ele ainda não tinha sido colocado pela organização. Isso economizaria muito tempo pois seria evitado um trecho de charco e de navegação complicada, mas o efeito foi contrário e um tempo importante foi perdido.
O restaurante em Guaraú ficou pequeno para a realização da premiação da etapa e enquanto o local era preparado, as últimas equipes chegavam pedalando e já aproveitavam para jantar e participar da cerimônia. A premiação do Circuito Chauás 2009 acontecerá junto com a festa da APCA, no começo do ano que vem, com data e local a serem divulgados.
Expedição Chauás
1 - Life Guard / Competition Aroeira
2 - Selva Kailash
3 - Nose
Chauás Fast Mista
1 - Lebreiros
2 - Microcamp Internacional
3 - Ogros
Chauás Fast Masculina
1 - Lótus Paz na Mata
2 - Competition Aroeira
3 - AKSA
Chauás Light Mista
1 - Guepardo
2 - Lebreiros II
3 - AKSA
Chauás Light Masculina
1 - Iron
2 - Adonai
3 - Tummbrasil
Solo
1 - Xikito
2 - Rodrigo Koke
3 - José Roberto Pedroso Lopes
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website