Desconfio que Togumi me pediu para fazer esta retrospectiva de 2009 das aventuras na Bahia e nordeste por estar me vendo muito ultimamente em diversos locais e isto realmente aconteceu. Tive o privilégio de estar nas mais importantes provas em nossa região, seja como atleta ou como apoio, e vou tentar resumidamente contar como foi cada uma.
Para mim as aventuras começaram no final de janeiro com a Sergipe Adventure Challege, prova de 140 km com largada em um resort, dark zone obrigatório, canoagem com barcos pesqueiros conduzidos por locais, ou seja, cheio de novidades e uma participação expressiva de equipes da Bahia e Alagoas, além das caras novas no esporte que eram as equipes Sergipanas. A Extreme (BA) conquistou o 1º lugar, ficando Makaira (BA) e Aventureiros do Agreste (BA) por uma diferença de 14 segundos em 2º e 3º respectivamente. O ano começou bem e nesta prova já notamos o entusiasmo da galera de Sergipe que entrariam forte no esporte, como a Equipe Maré Alta de Welligton e Andrezza, que depois já se fizeram presentes em provas nacionais como o Brasil Wild e Ecomotion. A Olhando Aventura teve uma baixa médica, não completou a prova, mas nos divertimos muito.
Sergipe Adventure abriu o calendário no nordeste
|
Em março, participei da prova Solo Potiguar em Natal, um circuito muito bem organizado com 3 etapas no ano que teve Luis Fregni (RN) como ganhador do circuito 2009, ficando Renato Gurgel da Carbono Zero em 2º. Espero em 2010 poder voltar em pelo menos uma prova e sugiro a todos aventureiros do nordeste que participem, pois correr uma prova solo é completamente diferente do que estamos acostumados em quartetos.
Pelo campeonato da Bahia, a aventura começou em abril quando a Paletada junto com a Sergipe Adventure organizaram a 1ª etapa do CNA que também valeria para o Baiano. Foi escolhida a bela praia de Mangue Seco como cenário numa prova que teve como ponto marcante um trekking sofrido na praia por quem o fez durante o dia e belíssimo para quem fez durante a noite de lua cheia, já que as equipes se dividiam e cada uma fez o mesmo trecho em horários diferentes. A prova teve a Gantuá (BA) como ganhadora, seguida da Makaira (BA) e Terra de Santa Cruz (PE) em 3º pelo CNA. Para o Baiano o 3º lugar ficou com a Aventureiros do Agreste e a minha equipe em 8º.
Em maio tivemos mais uma edição da mais importante corrida de aventura do nordeste, a Carrasco 2009 - Bahia de Todos, prova com largada em Feira de Santana (BA) e chegada na Ilha de Itaparica. Com a presença de várias equipes bem rankeadas pela RBCA, a prova se destacou pelas constantes trocas de lideranças entre elas onde a navegação estava sendo o diferencial. Trotamundo (MG), Oskalunga (DF), Selva NSK (SP), Quasar Lontra (SP), Gantuá (BA) e Giramundo (BA), essa uma grata surpresa, se alternaram na liderança em diversos momentos, fazendo desta edição uma das mais emocionantes. No final tivemos como vencedora a Gantuá (BA) seguida de Selva, Trotamundo e Oskalunga, que perdeu a 2ª posição após ser penalizada. Nesta prova participei como apoio da Rasodacata (BA), experiência angustiante que prometi nunca mais repetir, mas que no Ecomotion 2009, acabei por voltar atrás, por não conseguir ficar longe da aventura.
Em Junho destacamos a participação das equipes nordestinas no Brasil Wild do Jalapão. Estiveram presentes a Makaira (BA), Elite Usbão (AL/BA), Caboclos de Lança (PE),Oskaba (AL) e Maré Alta (SE) nas duplas.
Neste mesmo mês participei da Expedição Carcará, prova de 300 km no interior do Rio Grande do Norte, com a equipe Eco Capibaribe/Olhando (PE/BA) numa das provas mais duras que enfrentei. A variação de clima com noites muito frias e calor de dia, muitas subidas, um trekking longuíssimo em que levamos quase 24 horas para percorrer e um pedal de 105 km para finalizar fez desta prova um desafio dificílimo para as equipes que conseguiram completá-las. A Direction (PE) do excelente líder e navegador Jairo ganhou a prova, seguida por Carbono Zero (RN) e Terra de Santa Cruz (PE). Chegamos em 7º lugar depois de quase 72 horas de prova. Para 2010 a Carcará promete uma prova de 500 km comemorando seus 10 anos de existência.
No mês de Julho tivemos a 3º etapa do Baiano com a prova Jungle Adventure, da Paletada , em Subaúma. Foi uma prova de caráter especial para mim, pois voltava ao local de minha primeira prova de aventura, feita em 2005. Corri pela Insanos Adventure obtendo um 4ª lugar e com a Gantuá ganhando mais esta etapa, seguido pelas Makaira 1 e 2. O Campeonato Baiano se definiu com a Gantuá se sagrando campeã por antecipação após 3 vitórias, ficando a disputa pelo vice e 3º lugar.
Em agosto tivemos a 3ª etapa do CNA, a Odisséia Sergipe, prova de 150 km na divisa de Sergipe com Alagoas. Numa prova com largada de natação, que tínhamos que atravessar o Rio São Francisco de margem a margem, ida e volta e depois remar descendo o rio, fazer um trekking e subir o rio novamente para finalizar com um trecho longo de bike, a Odisséia teve a Gantuá (BA) como sua grande vencedora seguida de Direction (PE) e Giramundo (BA) em terceiro depois de uma prova de recuperação, quando saíram da canoagem no começo da prova em último lugar. Carbono Zero (RN) e Ospato (AL) seguiram os primeiros fazendo excelente prova. Correndo novamente como Eco Capibaribe/Olhando (PE/BA), infelizmente desistimos após a canoagem.
Finalmente um mês sem fazer prova, mas para não dizer que não fiz nada, fiz aniversário, 46 anos e vontade de chegar pelo menos aos 60 fazendo isso.
Em Outubro começamos o mês com a Running Daventura na Ilha de Itaparica (BA), corrida de 107 km com previsão de no máximo 12 horas, que acabou virando uma prova cheia de surpresas de navegação onde obtive meu melhor resultado em quarteto, um 3º lugar e com apenas 24 minutos separando as 4 primeiras posições. Corri com um quarteto montado em uma semana, que tinha 3 equipes juntas: a Olhando Aventura (eu e Marcos), Rasodacata (Tatiana) e o ilustre convidado Pedro (Gantuá). A Insanos Adventure conquistou o 1º lugar e uma vaga no Ecomotion 2009, ficando a Ospato (AL) em 2º lugar.
Ainda em Outubro e começo de Novembro tivemos a 4ª etapa do CNA, Desafio CPCA, que foi escolhida para substituir a etapa da Paraíba. A prova foi vencida pela Tapuia (RN) seguida de Lobo Guará (RN) e Caboclos de Lança (PE). Com a 4ª colocação da Direction (PE), praticamente se definiu o grande campeão do circuito CNA 2009.
Tivemos também em Novembro a Pirambu Adventure em Sergipe no dia 11, vencida pela Talz de Alagoas e a Treinar Adventure em Barra do Itariri (BA) válida pela 5ª etapa do Baiano. Esta prova tinha como particularidade o incentivo na adesão de novos competidores, o que os organizadores conseguiram com muito sucesso. A Olhando Aventura (BA) participou com a missão de incluir 2 novatos, Vanessa e Daniel e a recuperar um antigo corredor inativo, Ivan, o que acreditamos ter conseguido diante do excelente resultado conquistado, um 4º lugar.
A prova foi vencida pela Equipe Makaira/Companheiros em preparação para o Ecomotion 2009, seguida pela Aventureiros do Agreste com sua formação super original e em sua melhor colocação nos últimos anos. Outro destaque nesta prova foi a presença de Alan, da Gantuá, navegando e também com um time de novatos levando sua equipe a um 3º lugar.
Finalizando Novembro tive uma participação especialíssima como apoio da Insanos Adventure Millennium (BA) no Ecomotion Pro 2009, na minha querida e belíssima terra natal, Minas Gerais, onde tive por 10 dias o convívio da nata do esporte no Brasil e no mundo, sofrendo novamente na condição de apoio mas me divertindo e aprendendo muito. Além da Insanos, o nordeste foi muito bem representado pelas Equipes Makaira Daventura Millennium (BA), meus amigos da Carbono Zero (RN) e pelos atletas que se juntaram a outras equipes mas que representaram muito bem a nossa tradição e garra no esporte: Miguel (BA) e Helio (AL) na Lagartixa do R.G Sul e Welligton e Andrezza (SE) na Maré Alta/Go For It, do Rio.
Para quem achou que acabou, eu estava inscrito, com passagem marcada e certissimo para a ultima prova do ano, a Odisséia Pernambuco, válida pela 5ª etapa do CNA, em Dezembro, mas imprevistos na minha ausência por causa do Ecomotion me fez desistir de ir, mas sei que a prova foi muito boa, tendo a Direction (PE) ficado em 1º lugar depois de quase 40 horas de prova e se consagrando merecidamente a grande campeã do CNA 2009. A equipe levou como prêmio a vaga no Brasil Wild Extreme 2010, onde eles terão tudo para fazer sucesso.
Gostaria de finalizar este meu relato fazendo uma menção honrosa a todos os apoiadores, patrocinadores e amigos que viabilizaram a participação em corrida de aventura para as equipes do nordeste, empresas como a Millennium, Daventura, Deuter, Academia Vidativa, Direction Systems, Tia Sônia, Landslide, Rodonorte, New World Bike, Olhando Comunicação, Curtlo, CIA de Atletas, Probiótica e mais um monte que não vou me lembrar, mas que acreditaram nas equipes do Nordeste e contribuíram dentro de suas condições para que as equipes continuem a existir e competir.
Feliz 2010 a todos os aventureiros do nordeste e do Brasil e que venha a Carrasco 2010, a Carcará 500 km, a Solo em Fernando de Noronha, o CNA das novidades, o Mundial na Bahia, etc, etc, que eu vou estar de novo em quase todas.
Arnaldo Maciel
Olhando Aventura
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website