Ano novo, velhos desafios. A dificuldade de montar o calendário de corrida de aventura

Por Wladimir Togumi - 04 Jan 2000 - 00h11

Ano novo, velhos desafios.  O começo de cada ano traz de volta a dificuldade de montar o grande quebra-cabeça que é o calendário de corrida de aventura. Alguns organizadores já se adiantaram e marcaram suas provas no final do ano passado, mas sabemos que algumas variáveis externas podem mudar tudo.

As provas de expedição influenciam as datas das provas menores e em 2010 o Ecomotion Pro e a Brasil Wild Extreme receberão a companhia da Expedição Carcará, prova com 500 quilômetros que acontecerá de 29 de maio a 06 de junho no Rio Grande do Norte.

Depois temos provas com percurso médio de 300 quilômetros que algumas equipes se prontificam a reservar no seu planejamento como a Carrasco, Expedição Xokleng e Chauás, mesmo que algumas delas não tenham confirmado suas datas por enquanto.

Apesar de alguns aventureiros não gostarem de futebol, os dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo devem ser levados em conta. Se tudo correr bem e o Brasil seguir para a final, os dias de jogos em final de semana serão três: 20/06, 03/07 (depende da classificação no grupo) e 11/07 (final).

Este é também ano de eleição e de acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral o primeiro turno será realizado no dia 03/10. Caso haja necessidade de segundo turno na escolha do presidente e governadores a data estabelecida é 31/10.

Vale lembrar que o AR World Championship Bimbache Extrem também acontecerá em Outubro e se a organização do Ecomotion Pro quiser atrair equipes estrangeiras a prova não acontecerá neste mês.

Provavelmente a situação mais complicada seja em São Paulo, o estado que possui o maior público de corrida de aventura tem também a maior quantidade de provas realizadas no ano. O número de organizadores (neste ano serão quatro) é o mesmo de outros estados como Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, mas diferente deles, cada um terá pelo menos quatro etapas em 2010.

Há alguns anos eles se reúnem e trocam emails para tentar diminuir os conflitos de data, mas só pelos números sabemos que isso é quase impossível. Normalmente as provas começam depois do carnaval, sobrando apenas 10 meses. Ou melhor, nove meses e meio para 16 provas, porque não podemos considerar o mês de dezembro inteiro.  Se considerarmos todos os fatores acima e que poucos organizadores se arriscam a reservar datas perto das corridas mais longas, é quase certo que serão realizadas provas no mesmo dia ou com uma semana de diferença.

É claro que isso não é novidade e já aconteceu em anos anteriores, e também é difícil alguma equipe ou atleta querer participar de todas as corridas, tanto por questões físicas quanto financeiras, mas isso é apenas para ilustrar a situação. E isso sem considerar grandes eventos de triatlons off-road, mountain biking e trail running, que também atrais os corredores de aventura.

A escolha de datas pelos organizadores vai além de apontar para o calendário e escolher os melhores dias. Depende de fechamento com patrocinadores e prefeituras, e muitas vezes devem coincidir com festas ou aniversários da cidade, o que deixa tudo mais difícil.

Aproveite enquanto as datas ainda não estão definidas para retomar os treinos e revisar seus equipamentos. Lembre-se também de verificar o seu kit de primeiros socorros e substituir os remédios vencidos.

Bons treinos e feliz 2010.

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
04 Jan 2000 - 00h11 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais