O Circuito Chauás 2010 será formado por cinco etapas ao longo do ano com percursos de 45 Km (em todas as etapas - categoria Light) para os iniciantes, 70 Km (em quatro etapas - categoria Fast) e uma delas será voltada para os atletas mais experiêntes, com percurso de 300 Km.
Os eventos serão realizados em locais seguros, pouco explorados e de fácil acesso, localizados no entorno do Parque Estadual da Serra do Mar, sempre procurando colocar os atletas em situações reais de uma corrida de aventura exigindo condicionamento físico, habilidades técnicas em trekking, canoagem, mountain bike e principalmente na orientação com mapa e bússola, fatores fundamentais para equipes que buscam vencer estes desafios.
A novidade deste ano serão as quatro etapas com percursos mais curtos, 70 km, onde os atletas poderão enfrentar os famosos perrengues da Chauás durante o dia e comemorar a chegada no inicio da noite. Depois é só curtir o jantar de premiação e ir dormir nas suas pousadas. É o novo estilo Chauás..... percursos curtos e duros.
Já na etapa mais longa a Expedição Chauás 300 km, o percurso promete ser bem mais expedicionário com pernas mais longas a serem vencidas em três dias ininterruptos de competição. Esta etapa passará por antigas trilhas que sobem e descem a Serra do Mar, passando por caminhos desconhecidos que até pouco tempo atrás eram proibidas ao público e agora estão sendo abertos e implantados para o turismo de aventura, gerenciados pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
O calendário deste ano está com uma prova a menos do que em 2009, pois a Chauás cedeu uma das suas datas (10 de abril) para a APCA promover a 1° etapa do Campeonato Paulista 2010. Todas as etapas contarão pontos para o Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura 2010.
Visando a manutenção e a preservação do meio ambiente, a Expedição Chauás fez uma parceria com os núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar, exército e prefeituras, onde as cinco etapas são autorizadas e controladas pela Policia Florestal e Secretaria Ambiental das Prefeituras de modo a gerar o mínimo impacto ambiental, respeitando a capacidade e os limites dos ecossistemas locais.
Projeto ambiental - Red Aplle Cosméticos - dando continuidade aos projetos ambientais anteriores, a Chauás, junto com os atletas, continuará plantando mudas de palmito Juçara e árvores nativas quase em extinção na Mata Atlântica.
Projeto social - Nexcare 3M- A Expedição Chauás também elabora projetos sociais junto com as prefeituras e comunidades carentes localizadas no entorno dos percursos nos quais os atletas fazem doações de material escolar, agasalhos, fraldas, leite em pó e alimentos não perecíveis, além de desenvolver atividades econômicas, turísticas e esportivas que propiciam novas oportunidades para moradores destas comunidades como, por exemplo, instrução para monitores locais e o plantio de mudas de palmito Juçara para futura extração da Polpa de Açaí.
Mais informações: www.chauas.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website