Criada em agosto de 2005, a APCA - Associação Paulista de Corrida de Aventura - APCA tem trabalhado desde o início com o objetivo de organizar e promover as corridas de aventura dentro do estado de São Paulo.
A maior parte desse esforço aconteceu - e ainda acontece - nos bastidores, de forma invisível para os atletas.
Na segunda e atual gestão empenhamos esforços em três frentes de trabalho. A primeira trabalhou de forma contínua na "Estruturação da entidade APCA". Foram praticamente dois anos estruturando processos dentro da organização e definindo responsabilidades. Tudo isso leva tempo, ainda mais quando todo esse trabalho acontece de forma inteiramente voluntaria e a rotina diária não existe.
A atualização do cadastro dos associados, a confecção e a entrega das carteirinhas, e o lançamento do novo site foram ações que geraram resultados muito positivos. Sem dúvida há muita coisa a ser feita, principalmente de forma pública e com reflexos diretos ao associado, entretanto, temos certeza que o alicerce foi construído e isso nos permitirá alçar voos cada vez mais altos.
Enquanto a estruturação interna tomava forma, nossa preocupação com a "Segurança dos atletas" nas provas se firmou com a segunda frente de trabalho. Definições de diretrizes e normativas foram publicadas, consultadas e utilizadas não só pelos organizadores do estado de São Paulo, mas também por outros de todo o Brasil. Sem dúvida essa foi uma das frentes que gerou mais feedback e levantou novamente discussões importantes a respeito do assunto.
Mas, foi no final de 2009, com a aprovação de um projeto junto à Lei de Incentivo ao Esporte, que atingimos o ápice e consolidamos o trabalho desses dois anos através da terceira e mais importante frente de trabalho: "A profissionalização do Esporte".
Esse foi sem dúvida, o passo mais importante dado pelas corridas de aventura no estado e possivelmente no país, uma vez que o esporte foi “literalmente” reconhecido pelo Ministério do Esporte. Literalmente porque o trabalho de explicar (e se fazer entender!) o que é um "duck" ou uma "cadeirinha", entre outras peculiaridades do nosso esporte, não foi tarefa fácil.
Depois de muita persistência, muitas viagens a Brasília e muita burocracia, conseguimos aprovar o projeto e o mais importante, captar o recurso pleiteado.
Com isso realizaremos o sonho de todas as pessoas que escreveram a historia da APCA desde sua fundação, assim como de todos os atletas do estado de São Paulo: o Campeonato Paulista de Corrida de Aventura.
Serão três etapas neste ano e em breve os detalhes sobre datas, locais, formação de equipes e distâncias de percurso serão divulgados.
A coordenação do campeonato é uma nova frente que está se abrindo. Sabemos que ela exigirá muita atenção da nossa parte, pois será a frente que terá mais visibilidade e consequentemente uma cobrança maior por parte dos atletas.
Queremos agradecer a todas as pessoas que trabalharam muito para que tudo isso se tornasse realidade: Carla Forti, Naldo Lima, Zolino, Fran Perez, João Castro, Marco Fabio e todos aqueles que acreditaram e continuam acreditando no esporte, assim como nós.
Atenciosamente
Fabiano Kenzo
Associação Paulista de Corrida de Aventura
www.apca.esp.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website