Chuva e muita lama na 2.ª etapa do Circuito Paranaense 2003

Por - 22 Abr 2003 - 11h20

Muita chuva, lama e frio marcaram a segunda etapa do Circuito Paranaense de Corrida de Aventura – Extremaventura 2003, disputada sábado em Tijucas do Sul. Se apenas o percurso normal de 80 km já era uma pedreira, com chuva então se tornou um verdadeiro desafio. A largada atrasou em uma hora devido ao mau tempo.


Largada da segunda etapa do circuito Paranaense
foto: divulgação/Extremaventura


Equipes enfrentaram muita chuva e lama
foto:divulgação/Extremaventura

Os atletas só iniciaram a disputa da prova às 8h00. O primeiro trecho, de 35 km, foi feito de mountain bike. No começo até que o clima ajudou um pouco, mas na metade do percurso começou a chover forte. Além disso, a trilha era recheada de bifurcações, o que dificultou muito a orientação das equipes. Depois da bike, os atletas chegaram até a Represa Vossoroca, onde caíram na água para o trecho de natação. Isso tudo debaixo de muita chuva, além do frio.

Em seguida, um percurso de trekking que levaria ao ponto de saída da bóia-cross. Com toda chuva que caía, o caminho virou um verdadeiro lamaçal. Nada melhor para tirar a lama que cair na água fria. “As condições não estavam nada boas e foi um desafio a mais para os atletas”, comentou Júlio Camargo, organizador do circuito. A embarcação surpresa, que estava programada, foi cancelada antes mesmo da largada.

Depois da bóia, mas uma caminhada. Devido às péssimas condições do tempo, foi cancelada a subida a Serra Araçatuba, mesmo assim os atletas enfrentaram muita lama. O próximo desafio foi o cascading (rapel na cachoeira) já à noite. No entanto, apenas cinco equipes realizaram esta prova, pois o volume de água aumentou muito e a organização decidiu cancelar este trecho para evitar acidentes.

E para chegar ao final, mais alguns quilômetros de bike. Só que em condições extremas. Além do cansaço, do frio, da chuva, da lama, mais bifurcações pela frente e muito mais dificuldades na orientação.

Dez equipes terminaram a prova, sendo que duas chegaram incompletas. Quem chegou na frente na categoria expedição, que reúne os quartetos, foi da equipe parananense Caratuva/Jamur Bikes/Paranaventura. Em segundo lugar ficou a Paranaventura/Cia de aventura, em terceiro o time Da Tribo, de Foz do Iguaçu e em quarto os paulistas da Selva. Entre as duplas, a campeã foi a Itambé Radical.

Sub-judice - A equipe Os Moicanos foi penalizada e acabou em sétimo lugar, mas eles entraram com um recurso que tem cinco dias para ir a julgamento. Se não fosse penalizada a equipe terminaria em segundo lugar. Porém, outras quatro equipes (Ecosytem, Itambé Radical, Da Tribo e Caratuva/Jamur Bikes/Paranaventura) acusaram Os Moicanos de utilizar um atalho pela BR, o que fez com que ganhassem preciosos minutos. A próxima etapa está marcada para o dia 29 de julho, mas ainda sem local definido.

A segunda etapa do Circuito Paranaense de Corrida de Aventura teve o patrocínio da Red Bull e apoios da Paraná Esporte, Governo do Paraná, Prefeitura Municipal de Tijucas do Sul, Pousada Villa Passaredo e Ford Slaviero. A realização foi da Extrema Aventura Marketing Esportivo e Eventos de Ação. Mais informações sobre o esporte e a prova podem ser obtidas no portal www.extremaventura.com.br.

Por
22 Abr 2003 - 11h20 | sul |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais