Campeonato Paulista: já decidiu em quais provas sua equipe vai participar?

Por Wladimir Togumi - 01 Fev 2010 - 09h38

São Paulo terá pela primeira vez um Campeonato Estadual e as equipes dispostas a conquistar o título terão que correr muito, não só em velocidade, mas também em quantidade.

Com a união de todos os organizadores do estado, os participantes terão 21 oportunidades de pontuar: 4 etapas do Adventure Camp, 5 do Chauás, 5 do Haka Race, 4 do Troféu SP e 3 da APCA e as categorias serão: Quarteto Misto, Quarteto Master, Duplas Mistas, Duplas Masculinas e Atletas Solo.

O sistema de pesos de cada etapa será similar ao utilizado pelo RBCA - Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura - com fatores multiplicadores de acordo com presença dos Top10 e relação premiação em dinheiro/valor da inscrição. A diferença estará no fator tamanho de percurso, que para o Campeonato Paulista terá valor único para todas as etapas.

As equipes campeãs serão definidas pela seguinte conta: os 2 melhores resultados dos circuitos particulares somados aos 3 resultados das provas da APCA, totalizando o número teórico de 11 resultados a serem conquistados. O número é teórico porque nem todos os organizadores oferecem todas as categorias, como o Haka Race que tem como foco principal as duplas. Os quartetos aparecem somente na prova anual de 150 Km.

Além disso a campeã não terá necessariamente todos esses resultados, vai depender muito de como estará a competitividade das equipes e sua disponibilidade de participação das corridas. Mas provavelmente quem estiver liderando o circuito é quem vai ditar as regras do mercado e puxar as outras equipes para outras provas.

Até o mês de abril as equipes passarão por todos os organizadores em sequência - Chauás, Troféu SP, Haka Race, Adventure Camp e APCA - e poderão ter uma idéia de seus pontos fortes/fracos e as diferenças de cada organização. Nestes três primeiros meses as equipes também terão uma idéia da preferência e escolha das melhores equipes e com pelos menos um resultado garantido em cada circuito, poderá começar a traçar sua estratégia de participação para o restante do ano e suas possíveis variações.

Maio, julho são os meses mais críticos, com 4 provas praticamente em sequência em cada um deles, sendo que em julho acontece a segunda etapa da APCA, uma das poucas que soma pontos "obrigatoriamente".

Se todas as provas tivessem o mesmo valor, eu arriscaria dizer que a grande disputa ficaria para a terceira etapa da APCA/CAOA, no começo de novembro, mas a participação dos Top10 faz variar muito o valor de cada evento e a disputa pode se prolongar até a última corrida.

Além disso, a escolha das provas depende de vários fatores como organização, segurança, marketing, local da prova e o mais importante para a grande parte das equipes: em qual delas os amigos estarão correndo; o que pode diluir o mercado.

A abertura da disputa acontecerá com a Chauás no próximo dia 06/02, na cidade de Eldorado, e por coincidência - já que quando o Campeonato estava tomando forma as datas estavam divulgadas - ela será também responsável pelo fechamento no começo de dezembro.

Atenção: todos os atletas das equipes na disputa do campeonato devem ser associados da APCA. Todo o procedimento pode ser feito online no site www.apca.esp.br

Veja abaixo um resumo do Campeonato Paulista de Corrida de Aventura 2010:

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
01 Fev 2010 - 09h38 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais