Nesta terça feira acontecerá a largada da Wenger Patagonian Expedition Race, corrida de aventura com percurso de 600 quilômetros no extremo da América do Sul que promete levar os participantes no limite da resistência física e mental.
A prova terá início com uma canoagem épica de 8 quilômetros pelo Estreito de Magalhães até a ilha da Terra do Fogo. Caracterizado pela típicas planícies patagônicas, a primeira metade do percurso passará por locais históricos, florestas e peat bog, uma espécie de planta que absorve água, similar a um charco, que torna o trekking extremamente difícil e consome muita energia dos participantes.
"Ontem fizemos os testes de verticais e caiaques sob forte chuva, com ventos intensos e temperatura de 10 graus", comentou Victor Teixeira Filho, capitão da equipe brasileira Terra Mundi QuasarLontra Máster. "Recebemos os mapas hoje (08) pela manhã e sairemos amanhã (09) de ônibus para a largada". Guilherme Pahl, Carina Faggiani e Telmo Carvalho completam a equipe.
Depois de uma costeira de 16 Km e uma mountain biking de 110 Km, a equipe encontrará a 1ª caixa de comida, onde os atletas poderão se reabastecer antes de sair para um trekkig de 56 km e uma mountain biking de 138 Km até o acesso à 2ª caixa de reabastecimento.
A equipe campeã do ano passado, Helly Hansen Prunesco, decidiu fazer uma estratégia diferente do ano passado que a levou a vitória. A equipe optou por trazer itens extras para conforto e aquecimento, comprometendo a típica estratégia da corrida de aventura de correr leve.
O acesso à 3ª caixa de reabastecimento virá após um trekking polar de 115 Km com as técnicas verticais e duas tirolesas para travessia de rios com corredeiras no meio do caminho.
"Teremos então o desafio de atravessar o canal de Beagle, em trecho de 48 km de caiaque até nossa caixa 4 de comida. Após serão 20 km de trekking e uma bike de 40 km, totalizando 600 km. Existe a possibilidade desta última etapa ser cortada porque as bikes chegarão de aviao", disse Teixeira. "Segundo a organização, passaremos por trechos que ninguém passou após Charles Darwin."
"Bem, nossa expectativa é grande e não vemos a hora da largada. Vamos com tudo!", completou.
Este ano a prova contara com 14 equipes vinda da Inglaterra, EUA, Suécia, Finlândia, Japão, Alemanha, Chile, Espanha, Canadá e Brasil.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website