Expedição Carcará - 10 anos: 500 km de muita aventura pelo sertão do Rio Grande do Norte

Por Wladimir Togumi - 11 Fev 2010 - 22h40

Para quem estava treinando e se programando para o Brasil Wild Extreme e ainda está disposto a fazer uma prova de longa distância, a opção a médio prazo é a Expedição Carcará, no Rio Grande do Norte.

Esta será a primeira prova de 500 quilômetros dos organizadores, mas não a primeira corrida de aventura deles. A Expedição Carcará é uma das mais tradicionais da região nordeste e teve sua primeira edição realizada em 2001. Foi a primeira corrida no estado e já nasceu válida pelo Circuito Nordestino de Corrida de Aventura - CNA.

Para a realização da prova de 50 quilômetros - 10% do atual percurso - os organizadores pioneiros Karin Salha, Jailton Castro, Véscio Barreto, Antonio Carlos (Toinho) e Ricardo Luís (O monstro) tiveram como grande incentivador, o atleta Erich Felberg, capitão da equipe Rosa do Ventos, que além de contribuir na organização, viajou de São Paulo para acompanhar a prova.

Neste mesmo ano, a Expedição Carcará realizou mais duas corridas, sendo uma delas a Rota Nordeste, prova com 240 km válida pelo antigo CBCA – Circuito Brasileiro de Corrida de Aventura, do grande Alexandre Freitas, e contou com a participação das 07 melhores equipes brasileiras na época e foi vencida pela Lontra Radical, capitaneado por Victor Teixeira e que mais tarde se tornaria Quasar Lontra.

Deste ano em diante a organização passou a fazer duas provas anuais para atingir públicos diferentes - Mini Carcará (prova de até 80 km) e Expedição Carcará (prova com percurso variando entre 100 e 200 km). A cada 03 anos a prova é "esticada" um pouco e o percurso varia de 200 a 350 km, buscando atrair sempre grandes equipes do Nordeste e até algumas do sul, sudeste e centro-oeste.

Com o crescimento no número de participantes no Rio Grande do Norte, nasceu o CPCA - Circuito Potiguar de Corrida de Aventura, com 05 a 07 etapas no ano e com organizadores distintos. Cada prova possui 3 categorias distintas: Mini Aventura (apenas duplas), provas com até 15 km, Aventura (quartetos), mesmas modalidades da categoria principal com um percurso um pouco menor e a Expedição destinada às equipes com mais experiência, que desejam provas com um percurso maior.

A partir de 2006 mais uma corrida é adicionada ao leque de provas e além da Mini Carcará e Expedição Carcará, é criado o Desafio CPCA, que tem características bem próprias: é sempre a última etapa do Circuito e organizada por todos os diretores do CPCA, além de ser uma prova bastante “dura” e que sempre define os campeões de cada categoria.

A Expedição Carcará de 2008, uma prova de 210 km, contou com a participação da equipe 1ª colocada, na época, no RBCA – Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura – SOS Mata Atlântica. "Na oportunidade, o capitão da equipe – Zé Pupo teceu vários elogios a nossa prova, tanto no aspecto organização como o da segurança durante todo o percurso, principalmente na área das técnicas verticais, considerada por este como 'uma das mais seguras das que tenho participado'", disse Antonio Souto.

Em 2009, já prevendo uma grande prova para 2010, a Expedição Carcará contou com a presença das melhores equipes do nordeste em um percurso de 350 km pela região do Seridó. A vencedora foi a pernambucana Direction, com o tempo de 60 horas.

Em 2010, depois de 10 anos de existência, com 22 edições realizadas e mais de 3.400 km de percursos de corridas de aventuras, os organizadores Antonio Carlos (Toinho) e Véscio Barreto estão reservando 500 km de muita aventura e adrenalina pelo sertão do Rio Grande do Norte, divididos entre, trekking, mountain bike, bike’n run, travessia a nado, canoagem (caiaque duplo), montanhismo, técnicas verticais e mais duas modalidades surpresas (só existentes no Nordeste do Brasil), com uma premiação especial para as três primeiras colocadas e brindes para todos participantes.

Hoje, a empresa Expedição Carcará Promoção de Eventos Esportivos Ltda, composta pelos sócios Antonio Carlos Souto (Toinho) e Véscio Barreto realiza, além de Corridas de Aventuras, ministra cursos básico e avançado de Técnicas Verticais, Treinamentos Empresariais e a partir de 2007, vem realizando um Circuito de Bike Regularidade composto de 05 etapas, tendo no último ano a participação de mais de 98 equipes (duplas).

Expedição Carcará - 10 anos
Percurso: 500 km
Período: 29 de maio a 06 de junho
Região da Prova: será uma prova do tipo expedicionária, onde a largada e chegada serão em locais distintos e, dado a sua extensão, deverá cortar todo o Rio Grande do Norte.
Modalidades: trekking, mountain biking, bike'n run, técnicas verticais (rapel, via ferrata e/ou tirolesa), canoagem (caiaque duplo), travessia a nado, pista de orientação e uma modalidade surpresa.
Premiação: em dinheiro para os três primeiros colocados a confirmar.

Site oficial: www.expedicaocarcara.com.br

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
11 Fev 2010 - 22h40 | nordeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais