Como toda prova de aventura começamos a organização no sábado pela manhã. Chegamos a Areal-RJ por volta de 14hs e já partimos para encher todas as bóias e iniciar nossa preparação. A GO FOR IT !!! veio composta pelos seguintes atletas: Carla Fontes, Diogo de Sordi, Glauco Sena e Ricardo Fontes.
Começamos a montar nossas Jangadas de bambú às 17hs. Parecia uma atividade fácil, mas, não foi. Todas as equipes passando pelo mesmo perrengue de preparar e testar a flutuabilidade. Corta bambu, amarra, limpa bambu...prende bóia...Tudo para a jangada funcionar descentemente. Decidimos montar duas jangadas. Conseguimos terminar a 2ª por volta de meia-noite, logo após o briefing. Tínhamos que entregar a jangada no PC e voltar para o hotel, onde faltava organizar o restante dos equipamentos e ajustar o mapa. Só conseguimos ir dormir 1h da matina. Isso quem conseguiu dormir, pois, além da ansiedade da largada, tínhamos que acordar às 3hs para o café da manhã. A largada estava prevista para as 4hs e foi pontual.
4h – Largada pontual. (trekking)
Ainda arrumávamos nossos últimos equipamentos quando foi dada a largada. Perdemos algum tempo, mas, largamos junto com as outras equipes. Com 20mts de prova veio a pergunta: “- Com quem está o mapa ?” Isso mesmo! Esquecemos o mapa no quarto da pousada. Na verdade, o Glauco esqueceu. Voltamos rápido e pegamos o dito. Re-largamos com alguns minutos de atraso. Logo com 300 m vimos várias lanternas retornando na estrada. Todos buscando a entrada para o PC1. Era uma trilha que levaria ao topo do morro onde estava o PC1. Porém, só achávamos mato. As equipes foram se espalhando e sumindo e nada de PC1. Passado 1h, indo e vindo e nada. Resolvemos encarar o vara mato até o topo do morro e 20 minutos após, achamos o PC1. Éramos umas das últimas equipes, 1h30min depois da 1ª equipe. Prova que segue, PC2 sem problemas. Já amanhecendo estávamos chegando no PC3, Rapel. Passamos no PC4/AT, pegamos nossos colete salva-vidas para seguir até o PC5, onde iríamos descer o rio na jangada. Estávamos a menos de 1 km de diferença para o 1º quarteto. Mantivemos o ritmo e chegamos no PC5 em 1º. A partir deste PC a briga pela liderança foi sensacional. Descemos o rio em direção ao PC6 e com menos de 1 km voltamos a perde a posição. Sem desanimo! Chegamos no PC6, separamos as bóias que iríamos levar para o bóia-cross e partimos para o AT, onde pegamos as bikes.
Total de trekking: 21 km
9h – transição AT (Bike)
A GO FOR IT !!! fez uma excelente transição. Concentrados e pensando em um auxiliar o outro fomos rápidos. Saímos ainda em 2º lugar do AT. Partimos para o PC7, o do cume e no caminho, pegamos as bóias no PC6 que era passagem para o PC7. Quando chegamos nas bóias (PC6) a equipe que liderava estava lá. Parada relâmpago para “arrumar” as bóias e partimos junto com eles. No caminho para o PC7, 1ºs novamente. Porém, perdemos a entrada para o cume e caímos para o 2º. Subida longa, pesada e com o sol rufando na cabeça até o PC7. Após o PC7 um longo downhill até a estrada de asfalto que nos levaria ao PC8. Antes de chegarmos à estrada de asfalto voltamos a assumir a liderança. Seguimos pelo asfalto e já não tínhamos o 2º em nosso campo de visão. Chegamos ao PC8. Até o PC9 seria atenção, pois navegação estava um pouco complicada.
13h – PC9 - Fazenda Santa Edwirges (água salvadora)
Batemos no PC9 e fomos recebidos com água gelada, banho de ducha e sombra. Perfeito para uma parada de 10min.. Partimos para o PC10 e nada do 2º lugar. Estávamos bem, mas, não contávamos com um pneu furado. Pneu que parecia colado no aro, isso mesmo, colado no aro. Perdemos tempo tentando tira-lo,mas, conseguimos, após pelo menos 15 minutos. Ficamos felizes por ninguém ter passado por nós. Pura ilusão. Assim que chegamos a uma porteira vimos que estávamos em 2º de novo. A outra equipe já havia pulado. Mantivemos a pegada até o PC10 e voltamos a assumir a ponta, agora com uma pequena diferença para o 2º.
14h05minh – PC10 / AT (bóia-cross)
Deixamos as bikes e saímos para o bóia-cross juntos. Ali não havia 1º e 2º lugar. Antes e entrar no rio, percebemos um furo em uma bóias. Tentamos chiclete e nada. A solução: descer com o dedo em cima do furo. Assim fomos e saímos do rio, no PC11, em 1º lugar. O que mais me alegrou foi ver a Carlinha, já com uns 200mts à frente, correndo. Pensei:- A galera tá no gás! Voltamos para o PC10/AT. para pegar as bikes. O combinado era tentar sair antes do 2º lugar chegar. Conseguimos! Tentamos manter um ritmo mais forte e seguimos em direção ao PC12. Com 5km, outro pneu furado. O pior: o mesmo tipo de pneu que já havia furado e nos deu um trabalhão. Preocupação? Sim. mas, a equipe funcionou e trocamos em menos de 5 minutos. Chegamos no PC12 na frente. Agora era partir para o PC13 e chegada.
16h35min – CHEGADA (bike)
Até o PC13, optamos seguir pelo asfalto até o fim. Andaríamos mais uns 6 ou 8kms, e fugiríamos da subida em estrada de chão. Até o PC13 passamos três duplas; uma mista e duas masculinas, e um solo. Faltando 10kms para o fim, sentimos o calor extenuante e a falta de água, que nos obrigou a uma pequena parada para tomar um refri e água. Pegamos à estrada que nos levaria ao PC13. O cansaço já não era pário para a sensação de uma vitória que se mostrava tão perto. Chegamos ao PC13 !! Ao assinar a folha do PC vimos que além de estamos em 1º nos quartetos, éramos a 3ª equipe no Geral. Isso foi melhor do que água gelada no deserto. Partimos para a chegada, sem relaxar.
Chegamos ao pórtico de chegada às 16h35min. Mais de 12hs de prova embaixo de muito sol ! Mas nem o cansaço, a falta de água e o calor conseguiram atrapalhar nossa comemoração pelo primeiro lugar ! Foi sensacional!!!
Total de bike: 78 Km
Estamos torcendo e pedindo que a Galera do Rio volte a participar dos Circuitos Cariocas. Vamos prestigiar nossas provas e ajudar o esporte a evoluir em nosso estado! Sentimos falta da Federação nas provas também.
Bons Treinos
Equipe GO FOR IT !!!
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website