Aprendendo as técnicas de navegação com Rafael Campos

Por Wladimir Togumi - 29 Abr 2003 - 01h39

Azimute, declinação magnética e curva de nível são palavras que todos já ouviram durante uma corrida de aventura mas que uma parte dos competidores não sabe do que se trata, deixando para que o navegador as traduza no caminho certo para chegar nos PC´s.

Durante a semana que passou algumas dessas pessoas fizeram o curso de orientação e corrida de aventura ministrado por Rafael Campos, navegador da equipe Quasar Lontra, considerada atualmente a melhor equipe brasileira de corridas de aventura e que conseguiu o melhor resultado até hoje, no Eco-Challenge, uma das maiores corridas do mundo.

O curso é formado por duas aulas práticas e duas aulas teóricas, sendo que elas são intercaladas durante a semana. Durante as aulas teóricas, o alunos puderam aprender como utilizar a bússola e como identificar as diferentes características do terreno, como rios, montanhas e vales. O uso de uma maquete ajuda bastante a visualizar algumas delas em terceira dimensão. A segunda aula é voltada para as corridas de aventura em geral, quando o esporte é apresentado e, o mais importante, várias dicas e estratégias são passadas para os participantes.

O grupo pequeno de alunos ajuda a manter a qualidade do curso, evitando a dispersão das pessoas e garantindo que todos possam tirar suas dúvidas.

No último dia do curso os participantes puderam colocam em prática o que aprenderam durante a semana, participando de uma mini-corrida de aventura. Uma diferença pode ser obsevada: na aula teórica o que fazemos é ficar olhando para o mapa, tentando visualizar o que formaria aquelas linhas arredondadas. Na prática parece que as coisas se invertem. Nós olhamos para aquela montanha lá longe e tentamos adivinhar onde ela estaria no mapa, para podermos nos localizar.

O local escolhido para a mini-corrida foi a região da Aldeia da Serra, próximo à capital paulista. No local marcado para o encontro, pouco antes da largada e divididos em trios e duplas, as equipes plotavam os mapas, calculavam distâncias e traçavam azimutes. Além disso existiam outras preocupações como levar a água e comida suficientes para a atividade.

Poucos antes de dar a largada, Rafael lembrou que o objetivo principal não era chegar em primeiro lugar e sim saber onde estavam e para onde deveriam ir. As modalidades utilizadas foram o mountain bike e o trekking, passando por estradas, single tracks e trilhas no meio da mata. No meio do percurso os participantes tiveram ainda que plotar as coordenadas de 2 pc´s virtuais, por onde deveriam passar antes de seguir para a chegada.

Apesar do objetivo do curso ser iniciar as pessoas nas corridas de aventura, alguns atletas que já participaram das provas, mas não como navegadores, faziam parte da turma, procurando conhecer um pouco mais sobre as técnicas de navegação. No final todos acabaram se perdendo um pouco, uns mais que outros, mas os conceitos e técnicas foram aprendidos. O treino e a experiência de cada um é que fará diferença daqui pra frente.

O próximo curso acontecerá nos dias 12, 13, 14 e 18 de maio e o custo é de R$ 170,00 por pessoa. Para saber mais detalhes, clique aqui
Mais informações: Acampamento Base Artigos Esportivos Ltda - Rua Bento de Andrade, 245 - Jardim Paulista
Fone: (11) 3052-5053 – fax: 3052-5086

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
29 Abr 2003 - 01h39 | General |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais