A equipe Oskalunga Brasil Telecom estará embarcando para Aviemore, Escócia, no dia 06 de maio para participar da primeira etapa do X-Adventure Raid Series 2003, circuito mundial de corrida de aventura. O circuito é composto de 5 etapas ao longo do ano, sendo que cada etapa é realizada em um país diferente. Neste ano os países escolhidos foram: Escócia, Itália/França, Estados Unidos, Espanha e Nova Caledônia.
|
A Oskalunga Brasil Telecom é a única representante do Brasil no circuito, que conta com as melhores equipes do mundo, tendo para essa primeira etapa 50 equipes de 14 paises diferentes. É a quarta experiencia internacional da equipe brasileira, que em 2002 venceu uma etapa do Circuito Uruguaio, participou de uma etapa do Circuito Mundial na África do Sul e esteve na Patagônia em 2003 participando do Desafio dos Vulcoes. A equipe ocupa a vice-lideranca do Circuito Brasileiro de Corrida de Aventura.
"Será nossa primeira experiência nesse tipo de prova. Esperamos concluir todas as etapas e se possível figurar entre as 20 primeiras equipes. As dificuldades com clima e terreno com certeza influirá nosso desempenho, visto que teremos etapas onde usaremos crampons , quer dizer muito gelo e consequentemente, muito frio. O que mais nos motiva e saber que lá estarão as melhores equipes do mundo", disse Frederico Gall.
A experiência internacional da equipe mostrou que eles devem estar muito bem preparados fisicamente e estar bastante atentos em relação à logística. A equipe está confiante no bom desempenho e explica porque escolheu participar do circuito: "O principal fator é tentar a classificação para o Raid Gauloises 2004. Por ser um campeonato com etapas já definidas fica mais fácil de estabelecer metas. O nível da corrida e suas características também influenciaram, por que nossa equipe se identifica mais com as distâncias previstas".
A equipe está desfalcada de Guilherme Pahl, que está tratando de uma tendinite no joelho, e será substituído nesta etapa por Eleonora Audrá, da Atenah. A equipe se completa com Monclair Cammarota, Bárbara Bomfim e Frederico Augusto Gall.
A corrida - o percurso para essa primeira etapa foi desenhada para testar a habilidade técnica e a resistência dos competidores, que passarão pelo pico mais alta da Grã-Bretanha e pela região do Lago Ness, nas modalidades de trekking, mountain bike e canoagem oceânica. Algumas seções de técnicas verticais e patins in-line também estão incluídas na etapa. A chegada estará localizada em Glenmore Lodge depois de 211 km e uma diferença positiva de elevação de 4.500 metros.
A corrida tem um formato diferente das corridas realizadas no Brasil. A equipe é formada por 4 competidores, sendo que apenas 3 podem estar correndo. O outro integrante ajuda no apoio e pode substituir um dos atletas ao final de cada seção. Cada seção da corrida tem um determinado tempo para ser completado. Caso a equipe ultrapasse o tempo estipulado, a equipe não poderá participar da seção seguinte. O tempo de cada seção é somado no final e a equipe que possuir a maior quantidade de pontos é considerada a vencedora.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website