|
A corrida faz parte do circuito mundial de corridas de aventura e está tendo a participação de 23 equipes de todo o mundo:
1 - Edge
2 - Group 6 Security
3 - Rocky
4 - Energy
5 - Drifter
6 - Ngwenya Glass Swaziland
7 - Linden Cycles (Powered by Vooma)
8 - Bosi Columbia
9 - Kinetic-Transcor
10 - Hydro Gear
11 - Team Beeld
12 - K-Way
13 - 8 Seconds
14 - Brasil Telecom Oskalunga
15 - Hexal Naturals
16 - International Adventurers
17 - Jabberwock
18 - 180°Adventures/Arnica Activ
19 - Subaru
20 - FEAR
21 - Sporting Frontiers
22 - World of Endurance
23 - Karrimor
Percurso - A corrida terá um percurso de aproximadamente 500 km e será percorrida nas seguintes modalidades: trekking, mountain bike, rafting, natação, canoagem e orientação. Segue abaixo os detalhes de cada seção da corrida:
Seção 1, Trekking 25km - A largada aconteceu dentro do Parque Nacional Mountain Zebra e colocou os competidores, de início, com dois desafios: a navegação noturna através do Eastern Cape Mountains e a possibilidade de encontrar algum animal selvagem. O ritmo a ser determinado pelas equipes é muito importante para evitar o dark zone na seção de rafting.
Seção 2, Mountain biking 67km - A primeira metade desta seção levará as equipes através das montanhas ao redor do Mountain Zebra Park, que inclui uma subida íngreme e curta e em seguida um downhill até Cradock.
Seção 3, Rafting e teste especial 50km - Logo na saída as equipe enfrentarão corredeiras da nível 3. Apesar do rio estar em um nível bom, graças à uma pequena abertura das comportas da represa Grassridge, as equipes terão muito trabalho para escapar do dark zone.
A implicação do corte é que as equipes terão de carregar as canoas infláveis até o PC3, solução alternativa para o corte no meio da corrida, que será implementado 24 horas depois que passar a primeira equipe.
Para completar essa seção as equipes farão uma ascensão em jumar de 50m, seguido de um pequeno trekking até o AT3.
Leg 4, Mountain bike 50km - A organização estima que esta seção será feita durante a noite pela maioria das equipes. Essa será um trecho com navegação fácil em relação às outras seções. O final da seção será na Reserva Natural Kommandodrift Dam
Seção 5, Trekking e natação 25km - As equipes navegarão ao redor da represa Kommandodrift, cehgando ao PC5. Com condições desafiadoras devido às pedras, a seção será bem lenta e exigirá um bom preparo psicológico.
As equipes terão que carregar todo o equipamento de natação até o PC6, que está posicionado no centro da represa, durante os 2km finais até o AT5. Com a temperatura abaixo de zero durante a noite, as equipes ficarão contentes em chegar na área de transição e serem recebidos com uma sopa quente.
Seção 6, Mountain biking 40km - Subindo em direção à cadeia de mountanhas Baviaans, as equipes terão de forçar o ritmo para passar pelo horário de corte, que é relativo às equipes líderes. Isso forçará as equipes a darem a máximo de si na subida interminável.
As equipes que não chegarem no AT6 até 24 horas depois dos líderes cairão de categoria e seguirão por um percurso menor. Apesar de ser 120km mais curto, não será menos desafiador.
O objetivo da corrida mudará depois do AT6. Com a temperatura baixa e os efeitos psicológicos, o ritmo de progressão diminiuirá. Para a maior parte das equipes o objetivo será sobreviver e se manter de pé até o final da corrida. Para as equipes de ponta a corrida apenas começou.
Seção 7, Mountain trekking 50km - Passar pelos PC's 7, 8 e 9 será um experiência completamente diferente para as equipes dependendo da hora do dia. Com poucas estradas e trilhas, as equipes deveerão navegar através de referências do terreno. O uso da bússola se tornará muito importante para as equipes que quiserem permanecer na corrida.
Antes de chegar no AT7 as equipes terão que passar por outra prova especial. Três dos quatro competidores deverão acertar um alvo usando armas tradicionais.
Seção 8, Mountain biking - Essa será uma seção desafiadora. Levando as equipes para fora da cadeia de montanhas Baviaansriver, elas deverão atravessar a montanha Aasvoelkop. Essa seção terá aproximadamente 9 horas de duração, incluindo uphill e donwhills por todo o percurso. Com uma frente fria chegando na região, as condições esperadas são de frio e desafios.
Seção 9, Canoagem 25km - Em contraste com as outras seções de remo, está será composta de canoagem em águas paradas sem dark zone. A organização estima que as equipes levem uma média de 6 horas para completar a seção. Ao longo do percurso as equipes terão de fazer portagem na represa Elandsdrift, antes de chegar no AT9, em Witmos.
Seção 10, Mountain biking 65km - Em direção ao final, essa seção começará com 20km através das antigas fazendas de Blemfontein, no distrito de Swaershoek. Como todas as outras seções após o horário de corte, essa seção terá uma navegação difícil e as equipes poderão pegar caminhos que levarão para muito longe da melhor opção.
Seção 11, Trekking 17km - A seção final, de volta para o Parque Nacional Mountain Zebra, terá duas opções: uma difícil e curta e uma longa e fácil.
Após 4 dias e meio de corrida para as equipes de ponta, será
um final de um percurso memorável, que testará os competidores
técnica e taticamente, e terá como resultado o convite
para a equipe vencedora participar do World Championship.
15 Jul 2002 - 22h34 | geral |
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website