Chauas Taiaçupeba: corrida dura e com várias alternâncias de liderança

Por Diogo Rehder - 06 Jul 2010 - 13h09

Tudo começou com um convite dos meus amigos e antigos concorrentes da minha equipe oficial (e-lama), Gustavo e Ricardinho, da Enigma. Convite feito, convite aceito.

Sexta, dia 2 de julho, juntamos as tralhas e partimos para Taiaçupeba, no interior de São Paulo. Pegamos os mapas, plotamos, decidimos algumas estratégias e deixamos outras para a hora da prova.

Na manhã de sábado acordamos cedo, arrumamos a caixa e decidimos largar leve, só com os coletes e obrigatórios.

Largamos correndo forte por 2 km, até a represa, onde os quartetos e as duplas da light remavam de duck e as outras categorias de canoa canadense. Sete quilômetros com muito vento de proa e quando estávamos quase chegando ao PC, a Lobo Guará nos passa já remando de volta nas canoas.

Achamos estranho, mas depois soubemos que eles fizeram uma portagem e nos passaram por terra. Continuamos focados na nossa prova. Pegamos a canoa e fomos tentar tirar o tempo perdido. Nesse meio tempo, nossa outra concorrente, a Xingu Liofoods nos passou, mas logo retomamos a posição. Largamos os barcos e corremos até o PC 2, onde pegamos as bikes para percorremos 15 km até o bar da Tia Maria.

Pegamos 2 mochilas que já estavam com os verticais e as comidas para a perna seguinte. Partimos para um trekking em mata fechada e trilhas estreitas. Batemos cabeça um pouco e novamente a Xingu nos passou. Chegamos ao rapel, um lugar fantástico, com uma vista indescritível.

Partimos para o PC5, quando já havia passado sete horas de prova, sem nada de descanso. Tentei me alimentar e suplementar o tempo todo, pois estávamos em um ritmo forte, correndo a maior parte do percurso. No caminho, encontarmos nossas duas concorrentes, o que fez nosso ritmo aumentar.

Chegamos na Tia Maria de novo, onde comemos um macarrão fantástico. Pegamos mais uma mochila e saímos há 3 minutos da Xingu. Ouvimos que a Lobo estava batendo cabeça nesse trekking. A noite já tinha chegado e com ela a temperatura começava a cair. Caminhamos por uma estrada e logo encontramos a Xingu na direção oposta da nossa. Seguimos nosso caminho. No meio da subida escutamos barulho no mato e vimos algumas luzes. Era a Lobo Guará. Apertamos o passo e subimos em um ritmo forte até a antena.

Começava aí o que seria a parte mais difícil da prova até aquele momento. Pegamos uma trilha e começamos a descer, quando de repente a trilha sumiu. Varamos um pouco de mato e chegamos à outra trilha, que tinha um azimute perfeito. Olhamos e seguimos caminhando até que percebemos que novamente estávamos na direção oposta. Voltamos e no meio do caminho... Bingo!!!!!! Achamos a trilha... Até brincamos: "isso não é uma trilha é uma avenida". Continuamos no nosso ritmo até o próximo PC e foi quando descobrimos que tínhamos passado a Lobo Guará. Estávamos em primeiro!!!

Na estrada de volta para a Tia Maria cruzamos com eles na direção oposta, indo para o PC. Tia Maria mais uma vez, comemos de novo, abastecemos de água e gel, pegamos as bikes e partimos. Depois de 2km a Lobo nos passou. Continuamos no nosso ritmo e logo vimos a Xingu de trekking rumo às bikes. Um pedal duro, pois a visibilidade era de uns 2 metros devido à neblina baixa.

Sabíamos que a navegação nesse pedaço seria crucial. Dito e feito.

Cinco quilômetros se passaram até cruzarmos novamente a Lobo, decidimos por caminho opostos e novamente estávamos certo. Ao chegar ao PC, o staff nos disse que éramos a primeira equipe a fazer aquele caminho, que sequer tinha sido imaginado pela organização.

Abrimos uns 20 minutos da Lobo. Tentamos continuar forte só que o cansaço já estava batendo em todos e a neblina ficava cada vez mais densa. Distraímos e perdemos a estrada. Não deu outra: quando achamos novamente o caminho certo, lá estava a Lobo junto outra vez.

Chegamos juntos na última passagem pela Tia Maria, que também era o último PC. A partir daí, era dar o sangue e ver quem chegaria primeiro. Logo na saída tivemos um tombo na bike e a Lobo se foi. Uma pena!

Parabéns Lobo Guará pela vitória. Parabéns e obrigado à Enigma pela oportunidade de fazer essa prova com vocês.

Até a próxima
Diogo Rehder - Equipe E-Lama

Diogo Rehder
Por Diogo Rehder
06 Jul 2010 - 13h09 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais