Sol intenso e frio, com fortes rajadas de vento do quadrante sudoeste. Este foi o clima predominante na 3ª Athletic Way Adventure, corrida de aventuras realizada sábado (24-05) no paradisíaco litoral catarinense. Organizada pela Aracnos Ecoturismo, de São Bento do Sul, a prova teve 13 equipes inscritas. Quatro não compareceram e três desistiram antes do final. Apenas seis completaram os 60 quilômetros do percurso, que incluiu orientação, natação, ciclismo e caminhada. Com o tempo de 6horas e 19 minutos, venceu a prova a equipe Mini Kalzonne/Uakti/Natatoriun, de Florianópolis.
|
Na ilha os aventureiros descobriram as coordenadas que os levariam até a alva e luminosa praia de Bombinhas. Antes, novas braçadas nas marolas e correntezas marítimas para chegar em terra firme e percorrer os oito quilômetros do segundo trekking. Neste ponto as equipes optaram por caminhos diferentes. Algumas foram pelo interior, outras pela costa. Estas andaram mais, no entanto desfrutaram de paisagens belíssimas, como a praia do Araçá, uma pequena faixa de areia localizada em meio à fauna e flora exuberantes do local.
Após hidratarem-se à base de água de côco com maltodextrina, em Bombinhas os aventureiros tiraram o pé do chão e acomodaram-se nos selins de suas lubrificadas “magrelas”. Foram 36,5 quilômetros de exaustivas pedaladas e aguçado espírito de grupo. No percurso muitos competidores foram rebocados, devido a problemas nas bicicletas. Uma das equipes teve três pneus furados e precisou comprar uma câmara para seguir viagem. Apesar do perigo iminente, nenhuma queda foi registrada. A experiência dos competidores ensina a se ter cautela, principalmente nas descidas, quando há a o risco de encontrar veículos na contramão.
Na praia de Canto Grande os atletas pedalaram até o cume do morro dos Macacos, onde está a reserva particular Eco360º (eco360@globo.com), numa área de 500 mil metros quadrados. O esforço para transpor a serra foi recompensado com a divina visão proporcionada no topo das pedras. Do alto avista-se a enseada de Zimbros, de Mariscal, de Bombinhas, a capital Florianópolis, Governador Celso Ramos, Tijucas, além da reserva biológica do Arvoredo. A sensação no local, com a forte ventania e o visual incontestavelmente belo, com mar por todos os lados, é de que ali moram os deuses. Dali os aventureiros partiram para o desfecho da prova, pedalando até a ponta Santa Luzia e depois até o Bali Hai Summer Club, em Porto Belo. No local seria realizado um rapel, mas foi cancelado.
A primeira equipe a cruzar a linha de chegada foi a Mini Kalzone/Uakti/Natatoriun, de Florianópolis, com o tempo de seis horas e dezenove minutos. Quatro minutos após chegou a segunda colocada, equipe Narrobada Aventura, também de Florianópolis. A terceira colocação ficou com a equipe Paranaventura, de Curitiba, com o tempo de 6h31’. Conforme Sandro Jankoski, da Aracnos Ecoturismo, uma nova prova já está em fase de organização. Será na região da grande Joinville, no mês de agosto. Informações podem ser obtidas pelos telefones 633-6926/9996-1212 ou pelo site www.aracnos.com.br.
Premiação - Formada pelos atletas Vladimir Marques Vincenzi, 29 anos; Ângela Giacomet, 27; Márcio Dall’Igna, 25 e Fernando Bortoletto, 25, a equipe Mini Kalzonne/Uakti/Natatoriun venceu a 3ª Athlewtic Way Adventure e com isso também foi a campeã do circuito organizado pela Aracnos Ecoturismo, de São Bento do Sul. Como prêmio pelas duas conquistas, recebeu três bicicletas Caloi FSK, 21 marchas. A segunda equipe recebeu uma bicicleta FSH 21 marchas e a terceira, R$ 250,00.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website