MTB 2 Days: dois dias de aventura em Gravatal (SC)

Por Redação - 03 Ago 2010 - 09h27

Cerca de 100 atletas movimentaram o município de Gravatal (SC) no último final de semana (31/7 e 1/8) durante a MTB 2 Days, primeira maratona de mountain bike de dois dias de Santa Catarina. Na competição, que teve três etapas, o campeão geral foi Leandro Puttkammer, de 30 anos, da equipe Alemão Bike Shop, de Palhoça, com tempo total de 4h28min47s. "A prova foi um sucesso, uma verdadeira festa do esporte, reunindo atletas de todas as regiões catarinenses e de estados como Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais", comemora o organizador, Anderson Roos.

A largada foi dada no sábado à tarde. Os atletas fizeram um percurso de 42 km em direção ao Sul por estradas de terra totalizando 1.500 metros de ascensão. As maiores dificuldades ficaram por conta de duas subidas
fortes: uma de 450 metros e outra de 380 metros de altitude. No primeiro dia, Leandro Puttkammer cumpriu o trajeto em 1h55min47s e foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. "O trecho foi bastante duro, com muitas subidas logo no começo, mas me esforcei ao máximo para fazer um bom tempo porque sabia que o resultado vinha da somatória das três etapas", revela.

À noite, um up-hill até o topo do morro São Miguel (376 metros) disputado na forma de contra-relógio deixou a competição ainda mais emocionante. Mais de 50 atletas enfrentaram o trajeto de cerca de 2 km abaixo de chuva.

Augusto Canabarro de Freitas, da equipe Hidrorepel/FME/Bike Point, de Criciúma, recebeu o pingente de prata de melhor escalador da competição depois de vencer a subida em apenas 5min23. "Acertar bem a postura, a respiração e a cadência foi fundamental para conseguir um bom resultado", conta o ciclista.

No domingo (1/8) pela manhã, os atletas partiram em direção Norte para a terceira etapa da competição. Os profissionais percorreram 53 km com três subidas íngremes, totalizando aproximadamente 1.400 metros de ascensão acumulada. A chuva que caiu durante a noite deixou o trajeto ainda mais desafiador. O atleta profissional mais rápido da etapa foi Sidenei Meves, da equipe Sapo Verde/FME Indaial/Uniasselvi, com 2h25min24s. "Apesar da distância, achei o trecho menos pesado que o do primeiro dia. A parte mais difícil foi a última subida, mas foi onde consegui alcançar o primeiro colocado e decidir a etapa", lembra.

Amadores e atletas da categoria feminina fizeram 10 km a menos em cada etapa. Entre os amadores, o destaque ficou com Marcos Vinícius Martins, de Garapuava (PR), com 4ho6min34s e a vencedora entre as mulheres foi Andreia Koetz, da equipe Lagartixa. "A prova foi espetacular, com subidas difíceis e longas. A prova serviu como um preparativo para o mundial de corridas de aventura na Espanha que será em outubro próximo", disse Koetz

A prova foi disputada nas categorias oficiais da Federação Catarinense de Ciclismo e, na profissional, contou pontos para o Circuito Catarinense de Mountain Bike. Foram premiados com troféus os três primeiros colocados em cada categoria com os melhores tempos no somatório das três etapas.

Mais informações: www.sulbrasilis.com.br

Redação
Por Redação
03 Ago 2010 - 09h27 | sul |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais