O sul-africano Dan Hugo e a americana Shonny Vanlandingham foram os vencedores do XTERRA Global Tour, a etapa brasileira do Circuito Mundial de Triathlon Cross Country. Dan Hugo completou os 1,5km de natação, 30km de mountain bike e 9km de corrida em trilha em 2h21min12, enquanto Shonny cravou 2h43min40. Neste sábado (7/8) cerca de três mil pessoas (incluindo todas as modalidades em disputa) participaram da competição, que teve ainda os brasileiros Alexandre Manzan (2h26min39) e Sabrina Gobbo (3h11min31) em segundo lugar. No masculino, Felipe Moletta (2h37min10) foi o terceiro e, no feminino, o terceiro lugar foi de Luzia Bello (3h13min45).
Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NET
"Foi uma corrida perfeita e um dia lindo. Já competi no mundo todo e nada se compara com o que vi aqui em Mangaratiba. É aventura do jeito que eu gosto. E para coroar uma prova como essa, nada melhor do que vencer", vibrou Dan Hugo, que este ano venceu a etapa de abertura do Circuito Brasileiro XTERRA, em São Lourenço, também com Alexandre Manzan em segundo. "Como não entendo o que falam comigo durante a prova, não tenho referência de onde está o Manzan. Acelerei muito na bike e acabei pagando o preço na corrida, onde cansei. Sabia que o 'Forest Gump' viria forte para cima de mim", disse Dan Hugo, apelidando o brasileiro por sua conhecida habilidade na corrida.
Abraçados na linha de chegada, Hugo e Manzan trocaram elogios.
"A vitória do Dan foi incontestável. Estou muito feliz com o resultado pois tive problemas e não vinha treinando bem. O XTERRA Global Tour vem melhorando a cada ano e, mais uma vez, foi uma corrida fenomenal", comentou Manzan, que chegou a tirar três minutos de diferença para Hugo na corrida final. Principais adversários de Manzan em busca do titulo do Circuito Nacional 2010, Frederico Zacharias e Rodrigo Altafini tiveram problemas mecânicos na bicicleta e não completaram a prova. Com o resultado, Manzan, campeão geral em 2009, assume a liderança do ranking.
Aos 22 anos, Felipe Moletta voltou às competições depois de quatro meses parado. Sua última prova havia sido o XTERRA de São Lourenço.
"Ficar em terceiro no Global Tour é um resultado que me incentiva ainda mais depois do começo de ano difícil que eu tive. Furei o pneu duas vezes e sei que poderia ter ido melhor. Agora vou pensar na final Mundial do Havaí, no fim do ano", disse Moletta, que ficou ausente das provas devido a excesso de treinos e competições. Moletta ganhou duas posições na corrida final, passando Kenny Sousa (quarto) e o argentino Gonzalo Tellechea (quinto).
No feminino, Shonny Vanlandingham brilhou não apenas pela vitória mas por ter terminado em sétimo lugar no geral.
"Eu corri tendo na minha cabeça que tentaria terminar no Top 10 geral", revelou sem falsa modéstia. "Foi uma corrida muito bonita e ao mesmo bastante técnica. Estou muito feliz com o resultado", completou.
Sabrina Gobbo, por sua vez, conquistou seu melhor resultado no XTERRA Global Tour. Praticante de corrida de aventura, Sabrina travou disputa acirrada com Luzia Bello e Carla Prada, a quarta colocada.
"Saí da água atrás da Luzia e da Carla e, na bike, ganhei as posições. Estou melhorando bastante no triathlon, o que me deixa satisfeita", comentou Sabrina, que costuma treinar com Carla Prada em São Paulo.
"Tentei recuperar posição na corrida mas não deu. Foi a parte da prova mais dura", comentou Luzia, que teve pneu furado na altura do km dez do mountain bike.
Triatlon
Elite Masculino
1. Dan Hugo (RSA), 2h21min12
2. Alexandre Manzan (BRA), 2h26min39
3. Felipe Moletta (BRA), 2h37min10
Elite Feminino
1. Shonny Vanlandingham (EUA), 2h43min40
2. Sabrina Gobbo (BRA), 3h11min31
3. Luzia Bello (BRA), 3h13min45
Swim Challenge
3 Km Masculino
1. Luiz Lima, 38min06
2. Diogo Vilarinho, 38min07
3. Luiz Pires, 40min32
3 Km Feminino
1. Ana Militão, 46min01
2. Camila Grangeia, 46min44
3. Aline Sostag, 50min11
1,5KM Feminino
1. Mariana Banhara, 21min47
2. Maria Silva, 23min51
3. Renata Moreira, 26min04
600M Masculino
1. Rodrigo Nascimento, 9min18
2. Pedro Moreira, 9min29
3. Alan Joaquim, 9min30
600M Feminino
1. Kátia Silva, 12min54
2. Angelina Dantas, 12min57
3. Luciana Bittar, 13min05
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website