Nos dias 13 a 15 acontecerá o Desafio dos Sertões, a terceira etapa do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, válido pelo Campeonato Pernambucano e Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura.
Serão 134 km de muita aventura no Sertão do Vale do rio São Francisco. Marcardos por caatinga, serras, rios de água, rios de areia, pedras, espinhos e muitas transições entre trekking, montain bike, natação, canoagem e técnicas verticais.
Esta será uma prova diferente, a começar pela distância das capitais baiana e pernambucana – o DESAFIO será realizado nos municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) – extremo norte da Bahia e extremo sul de Pernambuco.
Por se tratar de um local inédito para provas de aventuras, os competidores irão contemplar um cenário bem diferente dos já realizados pelos circuitos estaduais – o percurso estará sempre nas proximidades do rio São Francisco e passará por paisagens bastante áridas, ao mesmo tempo que os participantes presenciarão plantações de frutas irrigadas, inimaginável para uma região tão seca e com muito, muito sol.
Além da flora repleta de mandacarus, cactos, faveleiras e outras catingueiras igualmente espinhosas, existe uma fauna diferente, com o bode sendo o seu principal ícone e alimento de algumas onças, como se diz no folclore da região da Serra do Mulato.
O clima em Juazeiro/Petrolina está mais ameno do que o normal, e a previsão é de bastante sol durante o dia e temperaturas um pouco abaixo do normal no período noturno, logo, os atletas deverão ter uma prevenção extra contra sol e contra frio.
As modalidades:
Natação – embora tenha sido divulgado duas pernas da modalidade (2,4 Km e 3,6Km, respectivamente) essa é a parte mais fácil e gostosa da corrida. Na verdade pode se chamar de Flutuação, uma vez que será sempre no sentido favorável a correnteza do Velho Chico.
Largada e Chegada – Tanto a largada quanto a chegada estão previstas para acontecer na Ilha do Fogo, repleta de mangueiras e pedras, que divide os dois estados e é ligada ao continente pela Ponte Presidente Dutra.
Água, Sol e Sertão – Não necessariamente nesta mesma ordem, a prova estará repleta destes três "elementos" que não se completam – Quando estiver na água, vai desejar ter sol, quando estiver no sertão, vai desejar ter água... embora até o por do sol, muita coisa vai acontecer... e no rio, ou no sertão, ele é belíssimo nessa região.
Percurso – Essa é uma prova bastante plana, porém terá terrenos diversos: areia, pedra, barro, etc, o que dará para testar as habilidades dos atletas em diversos tipos de piso.
Prova Social – a prova passará por regiões com dificuldades financeiras, e os 2Kg de alimentos (obrigatórios) e os presente e roupas usadas (opcionais) farão diferença para aqueles moradores.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website