A Serra da Estrela foi um palco perfeito para encerrar a inesquecível temporada 2002/2003 da Liga Portuguesa de Corridas de Aventura

Por - 23 Jun 2003 - 09h11

Sem surpresas, a equipe Prisma/Ciclonatur superiorizou-se à concorrência e fechou com chave de ouro a sua participação nesta etapa, somando o máximo possível de 160 pontos em disputa no ranking português. Quem também não deixou os seus créditos por mãos alheias foram os experiêntes aventureiros do Núcleo Duro Extreme /Sportzone; de fato, a forte réplica que impuseram à Prisma foi um sinal permanente do empenho total da equipe em vencer o duro teste da Estrela. No final, separaram as duas equipes apenas 39 minutos, cabendo a vitória com 53 CP’s (Controles de Passagem) aos atuais Campeões Nacionais, a equipe Prisma/Ciclonatur.

Fotos: divulgação/Portugal EcoAventura

Uma agradável surpresa nesta prova de encerramento foi o resultado alcançado pelos 'nuestros hermanos' da 'Aventur.es-Fongas', que mercê de uma prova muito regular lograram obter a melhor classificação de sempre de uma equipe espanhola em Portugal, um precioso 3º lugar, logo à frente do CLAC/NEL e da Megamédia que encerraram o Top Five desta prova. Um claro exemplo do elevado nível competitivo presente nesta prova foi a pouco habitual posição alcançada pela UTL Aventura, 18º lugar, que foi fruto de uma opção arriscada na 6ª Etapa quando chegaram à meta bem posicionados no TOP Five e resolveram arriscar e utilizar os quinze minutos que ainda lhes restava da etapa para ir buscar o ultimo CP que lhes permitiria terminar o 1º dia na quarta posição. No entanto, o tempo não esticou e acabaram por ultrapassar o tempo limite da etapa por escassos minutos e viram-se relegados para o 18º lugar; comentário da assistência - 'A gula é um pecado fatal também na Aventura'. Mais uma vez a prestação das equipes mistas ficou aquém do esperado com o forte desnível a exigir muita potência e a favorecer claramente os elementos masculinos; no entanto importa realçar a prestação da Prisma/Ciclonatur que contou com a presença da Sandra Baião na equipe e que nem por isso deixou de vencer a prova.

A grande exigência física foi a marca principal desta bonita prova, que o recém criado Clube de Corridas de Aventura Passa Montanhas quis deixar bem vincada no traçado da pM Aventura - Serra da Estrela. A ascensão logo no sábado de manhã da Covilhã aos Piornos (ruínas do teleférico inacabado), deu o mote para um passeio aos limites dos atletas. Estas três interessantes etapas conheceram vencedores distintos: o 1º na Orientação em Estratégia Urbana foi o Núcleo Duro Extreme /Sportzone, o 1º na Orientação em BTT foi a Prisma/Ciclonatur e o 1º na Orientação Pedestre em Montanha foi o Clube Praças da Armada, ou seja os favoritos a marcar posição e a ditar as regras à concorrência. Na 4ª e 5ª etapas, a descer, os mais rápidos foram os aventureiros da Prisma/Ciclonatur e, por fim, a noite foi do Nucleo Duro Extreme /Sportzone que conseguiu uma vantagem de dez minutos sobre a Prisma e reduziu para doze, os minutos que os separavam dos líderes da prova. De realçar neste primeiro dia de prova o variado conjunto de obstáculos que as equipes tiveram de vencer: slide, cordas paralelas, tirolesa, ponte suspensa, tiro com arco, ski e snowbord na pista artificial do Ski-Parque de Manteigas.

Se o primeiro dia foi exigente, então o segundo superou todas as expectativas com a 'Grande Volta aos Cântaros', um percurso em espiral e quase sempre a 'serrar mato' que levou em três etapas os participantes do Covão d'Ametade até à Lagoa Comprida e daí até à Torre. Muitas horas a subir e muitas surpresas pelo caminho, como a bela lagoa dos Cântaros que mais parece uma enorme piscina entalhada na rocha, a escalada aos Fantasmas, o majestoso Cântaro Magro ou ainda a cristalina Lagoa Comprida onde decorreu uma 'apertadinha' prova de canoagem e corrida que acabou por surpreender muito boa gente. A principal etapa deste setor, a Orientação Pedestre em Montanha foi ganha pela UTL Aventura, que resolveu corrigir o erro da noite anterior e dar um ar da sua graça. Como notas finais resta referir o esforço de um conjunto de equipes que na Serra da Estrela conseguiram a suas melhores prestações esta época e foram elas: o Team Nó de Oito, o Ynóx Team, a equipe da Escola Superior de Desporto de Rio Maior e a equipe Norte ou Sul. Para quem não assistiu ao vivo a esta memorável aventura resta apreciar o vasto conjunto de imagens que está disponível no Site do Portugal Eco Aventura em www.portugalecoaventura.pt e começar a preparar a próxima temporada desportiva da Aventura em Portugal.

Por último resta referir que o pM Aventura - Serra da Estrela foi organizado pelo Clube de Praticantes de Corridas de Aventura - Passa Montanhas em conjunto com as equipes do Montepio Geral e contou com o apoio do Clube de Actividades de Ar Livre, do Núcleo de Espeleologia de Leiria e com a secção de Montanha do Clube de Campismo e Caravanismo da Covilhã e teve como patrocinadores a Água Serra da Estrela, a Bicigal, as Câmaras Municipais da Covilhã, de Manteigas e de Seia e as empresas Sobe Sapo, Mobistar, Império Bonança, João Plácido, Coimbra Medalhistica, J.Andrade e o Ski Parque de Manteigas. Como apoios adicionais a prova contou com a colaboração do Escuteiros dos Agrupamentos 20-Covilhã e 79-Prazeres, com o apoio do Site WWW.Estrela.Net, e com os apoios das empresas Turiestrela, Capitão Dureza e A.A.Castanheira-Budget Rent a Car e ainda da Escola de Ski e SnowBoard da Serra da Estrela e da Brigada de Montanha dos Bombeiros Voluntários da Covilhã. Por fim refere-se que o Portugal Eco Aventura - Liga Portuguesa de Corridas de Aventura é patrocinado pela loja Expedição, pela escola de paraquedismo Blue Emotions e pelas marcas Haglöfs, Elite, Vango, Buff, Lorpen, Artiach e pela Revista Bike Magazine.

Por
23 Jun 2003 - 09h11 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais