Mais de 100 aventureiros de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília e até de Pernambuco cruzaram a ilha de Sul a Norte em um percurso de 90 km dividido em oito etapas de corrida em trilhas, mountain bike e canoagem. "Atletas de todo o País, com variados níveis de condicionamento físico, admiraram as belezas de Florianópolis praticando esportes em meio à natureza e contagiaram a ilha de Sul a Norte", comemora o professor de educação física Anderson Roos, idealizador da prova no Brasil.
A prova iniciou na praia da Armação com duas largadas: às 7h e às 7h30. Os atletas iniciaram o desafio correndo em direção à praia do Matadeiro, pegaram uma trilha até a Lagoinha do Leste e terminaram a primeira etapa no Pântano do Sul. Lá subiram nas mountain bikes para enfrentar o Morro do Sertão, passar pelo Ribeirão da Ilha e ir até o Campeche. No trecho seguinte, correram pelas dunas da Joaquina até a Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, onde pegaram os caiaques e remaram até o Rio Vermelho.
Na segunda etapa de mountain bike era preciso percorrer trilhas arenosas dentro do Parque do Rio Vermelho. Na sequência, os atletas correram por uma trilha com subidas e cerca de 320m de desnível que terminava em Ratones, onde iniciaram a segunda etapa de canoagem. Depois de remar até a praia da Daniela, os aventureiros ainda correram por trilhas e pela Praia do Forte até chegar a Jurerê Internacional.
O brasiliense Arthur Siqueira, de 25 anos, da equipe BMS Team/Zeromeiaum/Itc Vertebral foi o campeão geral da competição. Ele completou o desafio individualmente em 8h08min27seg. "É a primeira vez que faço essa prova. Achei muito boa, do jeito que eu gosto. Não conhecia Florianópolis muito bem e essa foi uma forma de apreciar visuais maravilhosos. É tão lindo que quando a gente chega no topo do morro dá vontade de ficar admirando a paisagem", conta o educador físico e técnico de triatlo que treina de três a cinco horas por dia.
O título de mulher mais rápida ficou em Florianópolis. Andréia Cristina Coelho, de 38 anos, participou da prova pela segunda vez e venceu o percurso em 10h17min47seg. "Meu forte é a corrida. Apesar das subidas e descidas, tentei ser regular no ritmo", revela. A massoterapeuta, que começou a correr há cinco anos, tem três treinos de corrida, dois de mountain bike e um de canoagem na planilha semanal. "Gosto de correr em contato com a natureza, em montanhas", conta.
O melhor tempo da prova, porém, ficou com um trio. A equipe SummerShop, formada por integrantes de Brasília e Florianópolis, foi a primeira a cruzar a linha de chegada com apenas 7h27min15seg de prova. "Como a maré estava baixa, tive um desgaste físico maior", conta o canoísta de Brasília Fernando Japiassu. O catarinense Célio Borges, que fez os trechos de corrida, usou a experiência como estratégia. "Não fui muito afoito nas subidas para trabalhar melhor as retas e descidas", revela.
Cláudio Carraca, que fez os trechos de mountain bike, ficou satisfeito não apenas pela primeira posição no pódio. "Adoro Floripa e todos os anos me programo para vir participar do Multisport Brasil. As belezas da ilha nos deixam muito mais motivados. Subir um morro e ver o mar do outro lado é muito gratificante. Independentemente o resultado da prova, o que mais vale é aproveitar tudo isso", afirma.
Multisport Brasil
Individual Masculino Elite
1º Arthur Lepesqueur Siqueira – 8h08min27seg
2º Marcelo da Silva Santos – 8h41min07seg
3º Flavio de Marco Garcia – 9h31min21seg
Individual Masculino Máster Elite
1º Bruno Dornelas – 9h32min43seg
2º Marcelo Faro Pompeu – 10h40min20seg
3º Marcius Vinícius de Jesus – 11h01min17seg
Individual Masculino Open
1º Gian Carlo Schmitz Marcaccini – 8h28min15seg
2º Vitor Abrahao Rage – 9h27min15seg
3º Everton Gollnick Koch – 9h36min27seg
Individual Feminino Elite
1º Andreia Cristina Coelho - 10h17min47seg
Individual Feminino Open
1º Amanda Christina Lopes – 12h40min01seg
Revezamento Dupla
1º Servajao Danda Bike – 8h28min12seg
2º Educaador.com – 8h29min32seg
3º Canela Pro Adventure Dubbel – 8h55min36seg
Revezamento Trio
1º SummerShop – 7h27min15seg
2º Connect Energy Drink - 7h44min55seg
3º Pedal Pelego I – 8h04min58seg
Revezamento Livre
1º Bike na Mídia – 8h24min58seg
2º Poanoas – 8h46min58seg
3º Flower People – 9h26min07seg
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website