Segunda etapa do CGCA 2012 aconteceu em Estrela (RS)

Por Redação - 20 Mar 2012 - 08h08

No final de semana dos dias 10 e 11 de março, ocorreu no município de Estrela a 2ª etapa do Campeonato Gaúcho de Corrida de Aventura. Estiveram presentes mais de 160 atletas, representando cerca de 60 equipes e duplas das mais diversas cidades do RS e SC.

Na etapa de Estrela, a categoria PRÓ teve seu percurso dividido em dois dias. Sábado à noite os atletas percorreram cerca de 20 km divididos nas modalidades de corrida/caminhada e canoagem e no domingo a trecho foi de 45 km, distribuídos nas modalidades de corrida/caminhada, ciclismo (MTB), canoagem, e navegação terrestre com mapa na escala 1:5000. Os campeões da etapa de Estrela foram conhecidos após a somatória da pontuação dos dois dias.

No sábado, a largada se deu exatamente às 19h na modalidade de corrida/caminhada e se estendeu até às 11h quando a última dupla cruzou o pórtico de chegada. Nesse pequeno trecho, a disputa foi bastante acirrada, pois não houve muita estratégia de navegação, sendo assim, foi um aquecimento para a etapa de domingo. Na formação quarteto a equipe Lagartixa, de Igrejinha, composta por Andreia Henssler, Hélcio Terres, Charles Pierre e Sérgio Maurer, atual 12ª colocada no RBCA, alcançou a posição mais alta do pódio, somando 20 pontos.

A segunda colocada foi a equipe Sal da Terra, que tinha em sua formação os atletas Marcelo da Silva Santos (atual nº 1 do Brasil, categoria Solo) e os experientes Miguel Rampanazzo, Adalberto Lewis e Leonice Cecconello, atletas conhecidos no mundo das CA por suas aventuras em provas curtas e longas. Cruzando o pórtico em terceiro lugar chegou a equipe Sol de Indiada de Caxias do Sul, que tem como capitão o atleta Evandro Clunc, excelente e experiente navegador em Corridas de Aventura.

Na formação dupla masculina a Tribo da Corrida, de Igrejinha, formada pelos atletas Deivis e Cristiano, alcançou a primeira posição, seguido de perto pela dupla Malamute, de Novo Hamburgo, composta por Leandro “Xexa” e Éber. Na terceira colocação chegou a Arco e Flecha Adventure Team, dupla que venceu a primeira etapa no mês passado. Integram essa dupla os experientes atletas, Orestes e Marcel “Catarina”.

Na dupla mista a  Tribo Foo, dos atletas Carlos e Mariela chegaram em primeiro lugar somando a pontuação máxima no sábado. Em segundo lugar chegou a Black Aipim, de Luis e Cíntia, seguidos da terceira colocada, a dupla H2Studio Pilates, composta por Leonardo e Marta.

No domingo a largada ocorreu às 8h na modalidade de ciclismo MTB, onde as equipes e duplas deveriam passar pelo PC1, localizado nos trilhos de trem da região. Após passarem pelo PC1, os atletas se deslocavam para o AT1, onde deixavam as bicicletas e encaravam um longo trecho de corrida/caminhada passando pelos PCs 2,3,4,5. Nesse trecho a estratégia foi necessária e fundamental, pois a ordem de passagem nesses pontos de controle era livre, logo, teve muita equipe se deslocando para uma determinada direção e outras totalmente em direção contrária.

Após registrarem as passagens nesses PCs, os atletas retornavam ao AT2 e com suas bicicletas deveriam registrar a passagem no PC6 e PC7. Para chegar ao PC6, poderiam optar por uma rota mais longa, cerca de 8km, por estrada ou encarar uma trilha, seguido da transposição de um arroio. Essa segunda opção era a mais acessível, pois eram apenas 4km de deslocamento, metade do trecho pela estrada. A maioria das equipes optou pela segunda opção e por isso a briga pelas primeiras colocações foi acirrada. Após o PC7, os atletas deslocavam-se para o AT3 para deixaram as "magrelas". Correndo ou caminhando em direção ao porto de Estrela, pelos trilhos do trem, opção mais curta, ou pela estrada, os atletas passavam pelo PC8 e novamente encaravam uma trilha, a beira do rio, na direção dos caiaques que estavam no AT4. As duplas seguiam pelo rio Taquari cerca de 6km até o AT5, e posteriormente à chegada, enquanto os quartetos teriam pela frente um PTO – Ponto de Troca Obrigatório. Dois integrante remavam aproximadamente 3km, quanto os outros dois seguiam correndo pelos mesmos 3km. No PTO realizavam a troca, se reencontrando no AT5, para enfim juntos seguirem para a chegada.

Na formação quarteto, após cerca de 6h de prova a primeira equipe a cruzar a linha de chegada foi a Hurakán Prato Feito, do município de Santa Cruz do Sul, que no sábado chegou na quarta colocação. A Hurakán é composta pelos atletas Henrique, Augusto, Tiago e Roberta. Em segundo lugar, muito próxima da Hurakán, chegou a Sol de Indiada, que havia terminado em terceiro lugar no sábado. Logo atrás em terceiro chegou a Sal da Terra, que no trecho do dia anterior alcançou a segunda colocação.

Com a soma dos pontos de Sábado e Domingo houve um triplo empate, justamente entre essas três equipes. Como o critério de desempate era a melhor colocação na prova mais longa (domingo) a equipe santa-cruzense Hurakán Prato Feito foi a grande campeã da segunda etapa do CGCA 2012.

Na dupla masculina a primeira a cruzar a linha de chegada foi a Malamute, que no sábado já havia conquistado a segunda colocação. Em segundo lugar no domingo chegou a dupla Arco e Flecha Adventure Team e em terceiro a dupla 4 Elementos, de Campo Bom, com os atletas Anderson e Éderson.

Classificação final (após somatória)
Dupla Masculina

1 - Malamute
2 - Arco e Flecha Adventure Team
3 - Tribo da Corrida

Na formação dupla mista, a primeira a terminar o trecho de domingo foi a 100 Rumo, equipe de Santa Cruz do Sul, composta por Miguel e Sandra. Em segundo, assim como no sábado, a equipe Black Aipim finalizou o trecho e em terceiro a dupla Thunder Cats, de Novo Hamburgo, do casal Emerson e Raquel.

Dupla Mista
1 - 100 Rumo / Casa do Fogo
2 - Black Aipim
3 - Thunder Cats

Com a soma dos trechos de sábado e domingo a classificação dessa formação foi a seguinte: Primeiro lugar para 100 Rumo/Casa do Fogo, seguida da dupla Black Aipim, de Lajeado e em terceiro a Thunder Cats, de Novo Hamburgo.

Categoria Esporte
Por se tratar de uma prova mais curta, necessariamente não significa que a briga pela primeira colocação não tenha sido acirrada. Cerca de 30 equipes e duplas partiram às 8h de domingo com suas bicicletas em direção aos PCs 1, 2 e 3. Nesse trecho mesclaram trechos de asfalto, terra e trilhas, seguindo após registrarem suas passagens nesses pontos, para o AT1. Do AT1 seguiam correndo em direção ao AT2, onde estavam os caiaques, prontos para serem mergulhados nas águas do grande Rio Taquari.

Na canoagem, foram aproximadamente 6 km rio acima, dificultando ainda mais a progressão das equipes e duplas. Com seus caiaques, os atletas se deslocavam na direção do AT3. No AT3 deixavam os caiaques e seguiam correndo ou caminhando por cerca de 4 km em direção ao pórtico de chegada.

Quarteto Esporte
1 - Ananás / Idusgraf
2 - Papaventuras Jacaré Voadores
3 - Academia Corpus

Dupla Masculina Esporte
1 - Muller/Pró Corpus
2 - Baroona/AECA
3 - Itacolomi
3 - Gravataí

Dupla Mista Esporte
1 - Papaventuras
2 - Papa's Jr
3 - Trilha Vertical

Mais informações: www.cgca.esp.br

Redação
Por Redação
20 Mar 2012 - 08h08 | sul |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais