Cruzar a linha de chegada depois de percorrer caminhos ancestrais, trilhas áridas de montanha e povoados localizados em altitudes elevadas, ricos em beleza e patrimonia cultural, foi o objetivo de 500 competidores que participaram da 1ª edição do Columbia Raid de los Andes. Durante três dias - 13 a 15 de abril - as províncias de Salta e Jujuy foram o centro desta competição de montanha declarada de Interés Turístico Nacional y Provincial.
Com os mesmos organizadores, o evento segue o mesmo formato do consagrado Cruce de los Andes, com etapas diárias e acampamentos coletivos. A região escolhida para esse novo evento foi o norte de Argentina, saindo das montanhas geladas e passando por um terreno mais árido, mas sem fugir do desafio de subir as grandes montanhas do país.
Durante a primeira etapa os participantes enfrentaram 24,8 quilômetros e atingiram a altitude máxima de 2.121 metros. Em duplas ou solo, passaram pelo trilhos e tunéis do Tren de las Nubes até os arredores da antiga estação El Alisal. Um dos desafios deste dia foi a travessia do Viaduto El Toro, com 23 metros de altura e 260 metros de extensão, que os participantes cruzaram em fila indiana, sem correr, vencendo a vertigem.
Para o segundo dia, o percurso tinha 21,2 quilômetros e o objetivo era alcançar a altitude máxima de 2.820 metros, passando pelos vales multicoloridos do Paseo de los Colorados até finalizar no povoado de Purmamarca.
Para finalizar, o cenário do terceiro dia foi Salinas Grandes, um deserto branco com área total de 121 quilômetros quadrados. O percurso de 10 quilômetros foi realizado pela primeira vez no país e a inexperiência dos participantes neste terreno de sal se somou à presença de água pelo caminho, um tempero extra para fechar com chave de ouro.
"Quero felicitar a todos os competidores porque até o momento, conseguiram se adaptar perfeitamente à altitude. Correr em Salinas Grandes, da provincia de Jujuy, a mais de 3.410 metros, inclui um grande trabalho de logística e segurança - conferido pela organização, euqipe médica e a colaboração das comunidades locais - para cuidar de todos os participantes", afirmou Sebastián Tagle, diretor do circuito e do Club de Corredores.
Mais informações: www.raidandes.com
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website