10º Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas terá equipes de 6 estados

Por Redação - 22 Mai 2012 - 10h17

Consolidado como a maior disputa da modalidade na América Latina, o 10º Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas terá recorde de participantes nesta edição, no próximo dia 26. Serão 14 equipes, três a mais que 2011, com 126 atletas de seis estados. A novidade fica para a estreia dos times de Salvador/BA e Brasília/DF.

No total, os canoístas remarão 77 km, a maior distância ininterrupta disputada na canoagem oceânica, com largada e chegada na Ponta da Praia, em Santos. Em disputa as categorias masculina, master e mista (cinco homens e quatro mulheres). "A canoa havaiana vem crescendo muito. Esta prova sempre foi a grande referência como o maior desafio do Brasil. Por esse motivo limitamos o número de equipes para ter o fator segurança sobre controle", comentou o Fábio Paiva, pioneiro da modalidade no Brasil e organizador do evento.

"Entendemos que essa é uma disputa muito dura e fica difícil formar uma equipe com nove remadores experientes. É uma prova de logística muito complexa, pois necessita de barco de apoio para cada equipe, alimentação, hidratação, estratégia de revezamentos (seis na canoa e três descansando), passando por diferentes situações, como mar calmo, bravo, manguezal com curvas e baixios bem acentuados”, destacou Paiva.

Além da competição, o evento terá outro marco histórico, o lançamento do livro "10 anos de Canoa Havaiana no Brasil", numa festa para os atletas. A publicação, aprovado pela Lei de Incentivo Municipal (Promifae), entidade Galinho de Ouro e patrocinada pela Usiminas, traz fotos de Ivan Storti, textos de Fábio Maradei, na visão de Fábio Paiva, e edição de Paulo Farias, contando a trajetória dessa primeira década do esporte no País.

"A prova mais o lançamento do livro está atraindo muitos adeptos de outros estados, gerando o maior encontro de canoa havaiana que tivemos até hoje. Estamos passando pelo momento mais feliz da modalidade. Reunir oito estados, pois temos atletas de dois estados que virão só para o livro, num mesmo evento parecia algo impossível há alguns anos", acrescenta o entusiasta das canoas havaianas no País.

Redação
Por Redação
22 Mai 2012 - 10h17 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais