Por causa dos comentários e publicações que foram feitos durante estes dias, não sabemos se em um esforço para desprestigiar a corrida, todos os integrantes da Columbia Vidaraid desejamos tornar publica a opinião que para nós mereceu esta nona edição do Ecomotion Pro.
Passaram-se alguns dias desde que terminou a aventura. Todos já estamos em casa e cada um mergulha novamente em sua rotina diária. Mas nestes dias de transição e recuperação, também tivemos tempo para olhar para trás e recordar os melhores e piores momentos que vivemos em terras sul-americanas.
E com todas essas lembranças e experiências, o balanço que fazemos não pode ser mais positivo. A equipe volta contente pela vitória, satisfeita pelo trabalho bem feito, feliz com o tratamento recebido, maravilhada com os cantos que visitou e mais motivada do que nunca, porque esta aventura nos ajudou a aprender e melhorar muito e, certamente, ajudar-nos a continuar a colher triunfos em futuras expedições.
Apesar de não termos estado em edições anteriores, a experiência mediana que temos em corridas na Europa, América e Oceania, nos faz reconhecer este Ecomotion como uma corrida de alto nível, com um grande número de aspectos a serem destacados.
Lugar perfeito
Rios, serras, cachoeiras, cânions ... A Chapada dos Veadeiros é um excelente lugar para a realização deste tipo de prova. Acessível para os apoios, mas com a possibilidade de isolar as equipes da civilização por algumas horas e encontrar, assim, o verdadeiro espírito aventureiro.
Bom trabalho de campo
Isso geralmente é um pouco negligenciado pelos organizadores de raids de aventura. Normalmente se aceita o estado dos mapas adquiridos do mapeador, apesar de não estar totalmente atualizado e apresentar dúvidas em alguns pontos. Mas aqui encontramos um dos mapas mais trabalhados que vimos até hoje. Apesar de ser um mapa na escala 1:100.000, a quantidade de detalhes era muito boa e os limites de vegetação eram muito precisos.
Percurso muito interessante
Parece que, sabendo que a Chapada dos Veadeiros é um lugar bastante visitado por alguns corredores de aventura brasileiros, a organização buscou um percurso que saísse dos pontos mais turísticos da região. Enquanto as seções de bicicleta não tiveram muita dificuldade, as etapas de trekking foram realmente selvagens, navegando por muitos quilômetros fora de estradas, trilhas ou caminhos e tornando a corrida mais exigente que o esperado.
Seções de alto nível de caiaque
Temos que reconhecer que nunca havíamos disputado uma corrida remando em um rio desta categoria. Os raids de aventura exigem uma preparação muito boa em todas as disciplinas e esta corrida foi a prova disso. A Columbia Vidaraid é agora um pouco melhor neste aspecto, graças às corredeiras do Tocantinzinho e Funil do Paraná.
Navegação muito complicada
Este foi, sem dúvida, o fator determinante da corrida. A primeira seção de caiaque já exigiu concentração e boa leitura do mapa. Mas foram os trekkings que realmente colocaram à prova as habilidades das equipes. Tivemos algumas dificuldades, primeiro, na adaptação da escala (pouco comum na Europa) e depois com a chegada da noite, quando a equipe viveu momentos de todos os tipos (desde seções navegando de forma rápida e segura, até momentos em que tivemos que decidir parar e esperar as primeiras luzes do amanhecer).
Equipe de colaboradores
Queremos destacar a grande colaboração que a prova contou. Especialmente nas seções de caiaque e no canion, onde havia gente atenta e preparada nos lugares mais perigosos.
Premiação
Um dos aspectos importantes para uma corrida de aventura estar na boca dos corredores internacionais. O Ecomotion superou também nisso, a muitos dos eventos que têm, hoje, mais renome.
Por tudo isso, queremos parabenizar a comunidade de aventura brasileira, porque contam em seu país com um dos eventos de aventura mais importantes do momento e que com o empenho e o bom trabalho demonstrado pela organização, seguramente seguirá crescendo.
Urtzi Iglesias
Columbia Vidaraid
© Wladimir Togumi
© Wladimir Togumi
Se quiser ler o relato original em espanhol, clique aqui para fazer o download do arquivo em PDF
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website