No domingo, 21 de setembro, início da primavera, aconteceu a 3a etapa do circuito YPF Cross 2003, em Carmen de Areco, província de Buenos Aires. O Monasterio "San Pablo de la Cruz", localizado a uns 25km do centro de Carmen de Areco foi o lugar escolhido pelo Club de Corredores para essa corrida. 600 participantes, em equipes de 3 integrantes, nas categorias mista e masculina, desafiaram 50km muito explosivos, nas modalidades de cross-country, mountain bike, canoa inflável e enfrentaram provas especiais de tiro ao alvo, uma ponte flutuante e duas tirolesas que atravessavam o rio Areco. A vencedora foi a equipe Duke Team de Avellaneda, formada por Omar Albornoz, Diego Diaz e Juan Carlos Varela com um tempo impressionante de 3:08:28h.
Uma noite de pura tradição - O Monastério foi fundado por padres irlandeses em 1880. Até hoje se preserva sua mistica e um ar de passado que todos os participantes e acompanhantes que o visitaram no final de semana puderam desfrutar. Alguns decidiram acampanhar e outros se hospedaram no Monastério mesmo. Todos disfrutaram de um assado acompanhado por um grupo local de música folclórica.
Corrida, aventura e campo - No domingo, dia da corrida, os competidores começaram a se preparar desde cedo. O Monastério começou a se encher de competidores ansiosos pela largada, que preparavam suas bicicletas e desfrutavam de um dia no campo com suas familias e acompanhantes. Até as crianças não paravam entrar no parque do Monastério em suas bicicletas, organizando jogos e saltando sem cansar em um castelo inflável.
Antes da largada Sebastián Tagle, diretor da corrida, passou as especificações técnicas do percurso. Às 11:00 da manhã aconteceu a largada da categoria mista e uma hora mais tarde teve início a categoria masculina. 190 equipes, provenientes de diferentes partes da Argentina como Tandil, Olavarria, La Plata, Mar del Plata, Zárate, Rosario, Necochea, Córdoba, Rosario Junin, Capital Federal e Grande Buenos Aires, estiveram na região de Carmen de Areco. Incluindo uma equipe com competidores de São Paulo, Brasil e outro com competidores de Paris, França.
Largando do parque do Monastério, primeiro se enfrentou uma corrida de 4km por trilhas campos, para voltar ao monastério e pegar as bicicletas para percorrer 16km com muito vento contra, até o Balneário de Carmen de Areco. Deixaram suas bicicletas e foram a pé entrando na cidade, até a Plaza Independencia, localizada no centro da cidade. Contaram com o incentivo dos moradores que aplaudiam os corredores que passavam pela cidade. Na praça os integrantes de cada equipe tiveram que fazer um tiro ao alvo e voltar para o Balneário para a etapa de canoagem. O rio Areco os recebeu com águas calmas para um percurso de 5km. Logo os esperavam a segunda prova especial, uma ponte flutuante onde tinham que tomar cuidado para não se molharem e duas tirolesas que cruzavam o rio. Dali voltaram para suas bicicletas para percorrer outros 16km de volta ao Monastério por estradas de terra muito difíceis com muitos buracos.
Para a tranquilidade dos competidores, o tempo decidiu ajudar a todos, e desta vez não houve barro e não tiveram que carregar as bicicletas no ombro para poderem avançar, como havia acontecido na etapa anterior em Luján, mas enfrentaram muita terra seca e caminhos com grande buracos. Já com as pernas muito cansadas, consequência de um percurso muito entrecortado que variava de uma disciplina a outra constantemente, os competidores foram recebidos no Monastério por seus familiares e acompanhantes que os espereavam ansiosos por ver a chegada, e os incentivava a percorrer os últimos 4km pelos pastos. Foi uma corrida muito explosiva e muito diferente das etapas anteriores, que exigiu um grande esforço fisico a todos os participantes e uma grande preparação fisica.
Primeiros lugares - Na categoris mista a vencedora foi a equipe Nike de Tandil-Olavarría, de Romina Maldonado, Juan Gundel e Rafael Erippa que cruzou a linha de chegada às 03:15:57, e que havia ganhado tanto a 1a etapa de Zárate quanto a 2a etapa em Lújan. Em segundo chegou a MDQ Extreme de Mar del Plata, formado por Walter Nosei, Maria Clara Verón e Cristian Cicliani com um tempo de 3:31:24. Em terceiro lugar, como em Zárate, chegou a Basset Posada los Pájaros de Alejandro Tevez, Emiliano Tantella e Nancy Carbajal de Tandil, com o tempo de 3:27:37. Durante toda a corrida estas três equipes lutaram pela ponta.
As primeiras equipes masculinas a cruzar a linha de chegada foram a Duke Team de Avellaneda, vencedores da 2a etapa em Luján, integrado por Omar Albornoz, Diego Díaz e Juan Carlos Varela, com um tempo incrível 3:08:28. Seguidos por Buquebus Team de Hernán Tadeo, Juan Mattulich e Gabriel Velásquez de San Isidro-Capital Federal, com o tempo de 3:10:59. Em terceiro lugar chegou a equipe Baru de Alejandro Luchini, Francisco Cajen e Juan Carlos Puentews de Olavarría, com o tempo de 3:11:07, que venceram a etapa de Zárate.
Etapa final: San Antonio de Areco - a etapa final já está perto. Falta menos de um mês para que se defina o YPF Cross 2003. San Antonio de Areco espera ansiosamente todos os participantes no sábado, 18 de outubro, para desfrutar do encerramento do ano e para a premiação do campeão do circuito YPF Cross 2003.
Mais informações: www.clubdecorredores.com
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website