Para quem não está acostumado com a neve e o frio, a previsão do tempo para a região de Aysén pode assustar um pouco. A temperatura nos próximos dias deverá ficar próximo do 0ºC, mas as condições climáticas mudam muito rápido e podem melhorar ou piorar até o final de semana.
Por exemplo, até a semana passada a previsao dizia que a temperatura poderia chegar a -14ºC durante a noite desta terça e quarta, mas com as mudanças, não chegou a cair tanto. É possível que os atletas encarem o primeiro dia de corrida sem neve ou chuva e a temperatura fique por volta dos 8ºC.
Mesmo antes da largada o clima está dificultando a vida de algumas equipes. Elas tiveram seus vôos retidos na escala em Puerto Montt e deverão continuar sua viagem somente amanhã (5ª feira), podendo chegar por volta do meio-dia ou no final da tarde próximo ao horário do briefing técnico. Tudo vai depender da disponibilidade de assentos e da boa vontade de São Pedro. Entre elas está a equipe brasileira QuasarLontra, formada por Rafael Campo e Ricardo Tamaoki "Xuxa", e também a chilena Veronica Bravo, que fará dupla com o uruguaio Ruben Manduré.
Rubén teve mais sorte e já está em Coyhaique, assim como a equipe argentina Equipo del Sol /Ansilta / Source, a colombiana Ateneas (única equipe formada apenas por mulheres) e a chilena Aventura Aconcágua.
Francisco Vio, diretor da corrida, disse que a melhora do tempo pode ser ruim, porque o derretimento da neve deixará as estradas cheia de lama e mudará toda a dinâmica da corrida. A organização também estuda percursos alternativos caso a neve continue a cair como nesta quarta-feira.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website