Cordilheira dos Andes, inverno, frio e neve. Para muitos a união dessas palavras significaria ficar em casa, assistindo a um filme debaixo do cobertor e se possível, ao lado de uma lareira. Mas esse não era o plano para 72 atletas que resolveram desbravar os arredores de Coyhaique, na região chilena de Aysén, nos dias 17 e 18 de agosto.
Esta foi a segunda edição do Desafio Aysén Invernal (e a quarta no total, contabilizando as edições de verão) e atraiu competidores do Equador, Argentina, França, Colômbia, Uruguai, África do Sul, Brasil e é claro, Chile.
O Brasil esteve representando pela QuasarLontra, formada por Rafael Campos e Ricardo Tamaoki "Xuxa", ambos com experiência em provas na Patagônia, como o Desafio de los Volcanes, mas nunca no inverno.
A base da prova foi montada no Hotel Diego del Almagro, aonde aconteceu o check-in, verificação de equipamentos e o briefing técnico. Foi também quando alguns competidores tiveram o primeiro contato com as raquetes de neve, apesar de não poderem fazer o uso prático.
A prova teve 145 quilômetros realizados em 2 dias e as modalidades utilizadas foram a orientação, mountain biking, canoagem e trekking com raquetes de neve (snowshoes). As seções de MTB aconteceram em estradas, mas nem por isso era possível desenvolver uma grande velocidade. A fina camada de gelo deixava o caminho bastante escorregadio.
Logo no briefing o organizador Francisco Vio citou um velho ditado da região: "El que se apura, pierde el tiempo", dizendo que a técnica seria mais importante que a velocidade nestas condições. Por sugestão de uma atleta chilena, a organização comentou sobre o uso de Cadena Liquida, um spray que é passado nos pneus para aumentar a aderência no gelo.
Os comunicados pré-prova com links para sites com previsão do tempo eram preocupantes. Máximas de 0ºC e minimas de -15ºC eram comuns para a semana da corrida, mas com previsao de melhora nos 2 dias de corrida. Nos dias que antecederam a largada, a organização percorreu os caminhos previstos e tinha em mãos planos alternativos para as mudanças de clima, tirando da rota estradas fechadas pela neve ou permitindo a passagem onde antes tudo estava branco. Foi o que aconteceu no segundo dia de prova, quando um trator "limpou" a neve de uma das estradas, permitindo a passagem dos mountain bikers pela rota originalmente prevista.
A largada aconteceu na manhã de sexta feira. Ainda estava escuro quando as bicicletas partiram do Hotel Diego del Almagro e como previsto, o clima estava melhor (pelo menos nas partes mais baixas). O sol até apareceu algumas vezes, mas não se engane, o frio continuava.
As seções de trekking foram decisivas para o resultado final. A escolha do melhor caminho em meio à neve, a prática com as raquetes de neve e a intimidade com as montanhas geladas fizeram diferença. No trecho entre o Lago Frio e o Centro de Ski El Fraile os atletas tiveram que abrir caminho em meio à neve fofa e saber a hora certa de utilizar as raquetes para ganhar terreno com mais facilidade.
Um dos PC's (4), que se encontrava no alto do Cerro El Fraile, foi cancelado devido ao clima no alto da montanha. Veja abaixo o video feito pelos voluntários na sexta-feira.
E falando nos voluntários, é sempre importante citar o grande trabalho deles, que acordam mais cedo que todos e dormem depois (isso quando conseguem dormir) e passaram horas no frio à espera dos competidores.
Ao final do primeiro dia todos - competidores, organização, staff e imprensa - se reuniram na Escola Lago Pollux para pernoitar. A escola estava desativada há 5 anos e a organização fez um grande trabalho para deixar o local pronto para receber todo mundo com banheiro, chuveiro e aquecimento.
Para os atletas da categoria Expertos o inicio do segundo dia foi mais dificil. Às 07h00 da manhã eles partiram para a canoagem no Lago Pollux. Se em terra estava frio, na água estava pior. Em algumas partes os caiaques tiveram que abrir caminho como um navio quebra-gelos na água congelada. Um dos competidores até quebrou seu remo!
A chegada aconteceu na Plaza Coyhaique e a primeira colocação da categoria Expertos ficou com os argentinos Carlos Galosi e Nicolas Alfageme, da Gimnasio Equilibrio/Bariloche.
Destaque para o equatorianos da FEDEME, que ganharam conquistaram o terceiro lugar sem nunca terem remado antes. A QuasarLontra terminou a corrida na 10ª colocação geral (8º lugar masculina).
Os argentinos ficaram também com o primeiro lugar na categoria Mista. A equipe Del Sol - Ansilta - Source / Argentina, formada por Oscar Ferre e Mabel Ramirez conseguiram um vantagem de aproximadamente 40 minutos sobre a Trek / Tamarugal XC, formada pelo uruguaio Ruben Manduré e a chilena Veronica Bravo.
Entre os Aventureiros a vitoria nas Masculina ficou com os locais de Coyhaique Delibreak Gourmet e na mista, com Mud Fairies, da também local Natalia Gorroños e a sul-africana Anelle Rabie.
A edição de verão 2013 já está sendo preparada. Em breve as informações estarão no site oficial. Prepare-se para conhecer uma das regiões mais belas no mundo, seja no verão ou no inverno.
Clique neste link para ver a galeria de fotos do Desafio Aysén Invernal 2012
Mais informações: www.desafioaysen.com
Expertos
1 - Gimnasio Equilibrio - Argentina
2 - Cochrane
3 - FEDEME ECUADOR
4 - Del Sol - Ansilta - Source / Argentina (1º Misto)
5 - GARMIN
6 - GoreAysén TatooAdventure
7 - Trek/Tamarugal XC / Uruguay - Chile (2º Misto)
8 - Varona Team
9 - Lifepatagonia
10 - Quasar lontra - Kailash / Brasil
11 - La Pica de Milton
12 - Aventura Aconcagua (3º Misto)
13 - Figon Coyhaique
14 - Team Ateneas Colombia
15 - PSR
16 - Ice End Runner
Aventureiros
1 - Delibreak Gourmet - Coyhaique
2 - Hapumanu UA - Talca
3 - Forestal Mininco - Coyhaique
4 - Baguales
5 - Salcantai
6 - Regimiento 14 AYSEN
7 - Tortel
8 - Enduro-Patagon
9 - Reds
10 - Turismo Aventura DUOC UC
11 - Mud Fairies / Sud Africa - Chile (1º Misto)
12 - Pachamama
13 - Calcifer / Francia - Chile (2º Misto)
14 - Trapananda F&P - Coyhaique (3º Misto)
15 - Chango Extremo
16 - Licantay
17 - Eco DUOC
18 - Chile Chico
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website