Encarando pela primeira vez uma corrida de aventura no inverno e em plena Patagônia, a dupla QuasarLontra - Rafael Campos e Ricardo Tamaoki - conquistou a 10ª posição na classificação geral da categoria Expertos (8º lugar entre as duplas masculinas).
Foi preciso muito cuidado nos trechos de mountain biking para se manter em cima da bicicleta e ainda conseguir encontrar os caminhos e trilhas que se escondiam sob o manto branco de neve.
"Aysen Invernal foi uma prova muito dura e exigente, apesar das distâncias curtas nas modalidades. Não somos acostumados com o clima que encontramos e foi um grande aprendizado. Uma organização muito boa com uma atenção e carinho muito especial por parte de toda staff da prova, o Pancho esta de parabéns! Fiquei impressionado!", disse Ricardo Tamaoki, que tem em seu curriculo a participação em provas como o Ecomotion Pro e o Desafio de los Volcanes.
"Nosso objetivo não era resultado e sim aprendizado em situações diferentes as quais somos acostumados, entramos em uma prova sem referencias. Nosso maior presente foram paisagens incríveis e sensações únicas que com certeza ficarão no banco de memórias. Uma prova que vale muito ter no seu currículo de aventuras. Super indico a prova, mas não a subestimem porque apesar de curta é prova de gente grande. Acho que vamos ter que voltar lá qualquer hora!!!! (risos)"
Apesar de todas as dificuldades, a equipe teve um bom desempenho no primeiro dia de corrida, finalizando em 4º lugar. Mas no segundo dia foi superada pelas equipes locais.
Rafael Campos esteve em Coyhaique pela segunda vez. No começo do ano ele participou do Desafio Aysén Verano junto com Marcia Blanes, em uma prova mais longa e com clima e paisagem totalmente diferentes.
"Os principais motivos que me levaram a voltar a Coyhaique para fazer esta prova foram a beleza natural existente na região e a hospitalidade e boa organização da prova. Também me agrada muito o modelo de prova com vários dias de duração mas com paradas à noite. Durante à noite, além de ficar brigando com a privação de sono, deixamos de perceber e aproveitar quase metade do percurso. No desafio Aysén podemos aproveitar toda a paisagem e locais que passamos, e à noite nos recuperamos para o dia seguinte. Com as pausas para o sono, a recuperação do organismo é muito melhor, e dias após a prova já estamos pronto para outra" disse Rafael Campos. "Além do que com a pausa é possível interagirmos com outras equipes, trocarmos experiências."
Segundo Rafael, o fato da prova ter a parada entre os dias de corrida não torna a corrida mais fácil. "Pelo contrário, permite que seja mais dura. E nisso o Pancho (organizador) tem se mostrado ser bom. A prova tem exigido muito tanto fisicamente quanto tecnicamente. A edição de inverno não é prova para ser feita por inexperientes, pois os perigos com o frio são muito grande."
"Nestes dois dias de corrida tivemos a oportunidade de fazer coisas que só nas corridas de aventura fazemos: pedalar mais de 50km, entre up-hills e down-hills, em estradas cobertas de neve e gelo; subir e descer montanhas com mais de meio metro de altura de neve, sem trilhas, cruzando rios gelados; remar com temperatura negativa, em um lago rodeado de neve e com placas de gelo na superfície. E cada lugar que conhecemos, cada vista incrível que tivemos, também só no meio de uma prova. Aproveitamos muito a prova, levamos câmera fotográfica, filmadora, tudo para tentar registrar e eternizar a prova."
No verão foram 3 dias de corrida e na edição de inverno 2 dias. A diferença de paisagem e de prova de um para outro é completamente diferente.
"O Desafio Aysén é uma prova que recomendo aos brasileiros. Vale a pena conhecer, ainda que seja na categoria aventura (um pouco menor, mas não muito mais fácil). O tempo despendido para viagem é pequeno, e a relação custo x benefício vale a pena", indica Campos.
Mais informações sobre a corrida: www.desafioaysen.com
Mais informações sobre a equipe: www.quasarlontra.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website