Fernanda Maciel: preparativos para a 10ª edição do Ultra-Trail du Mont-Blanc

Por Fernanda Maciel - 23 Ago 2012 - 11h54

Falta uma semana e a preparação começa a ficar afiada. Menos treinos longos, mais massagens, preparação mental e de logística. Semana passada treinei 9 subidas de 3000 mil metros e acho que deu para deixar os quadríceps fortes. Tudo isto para minha próxima Ultra Trail: UTMB
 

UTMB

A UTMB, como a chamamos, é tida como a mais importante "le curse mundial en nature". Uma das mais duras provas na natureza que existem no mundo. Este ano será sua 10ª edição. A UTMB terá a presença de 5500 corredores (número limitado por ano) de 75 diferentes países. Este ano estão inscritos mais de 1000 crianças que também participam das suas respectivas provas. Como acontece também com os adultos, pois existem 4 provas que compõem a Ultra Trail du Mont Blanc, são elas: PTL, CCC, TDS e UTMB. Cada uma delas possuem suas respectivas kilometragens e ascenções positivas.

Este ano será minha quarta vez. Em 2009, corri a TDS (1ª colocada com 17h17). Em 2010, corri a UTMB mas por causa de uma grande avalanche, a prova teve que sofrer um corte (4ª colocada com 14h25). Em 2011, corri a UTMB e resolvi abandoná-la no kilômetro 140 com 21h30 de prova por problemas de estômago, estando como 3ª colocada. 

Este ano persistirei e pela terceira vez, correrei a tradicional prova: UTMB, com 168km de percurso e 9.700m de desnível positivos. Cruzaremos três países: França, Itália e Suiça, largando de Chamonix e voltando à Chamonix, dando o mágico looping ao redor do maciço do Mont Blanc.

Há três semanas, estive treinando no circuito, porém em 3 dias. O primeiro dia corri até Courmayer (Itália), o segundo até Champex Lac (Suiça) e o terceiro até Chamonix (França). Incríveis vistas, inumanas subidas e o que eu mais gosto, horas de downhill...no stop. 

Agora é concentrar na meditação e preparar a parte logística: estratégia nutricional e de material. Tenho uma equipe de apoio durante toda a prova que me ajudará nesta logística. A nutrição farei eu mesma, agora que já tenho o título de nutrição esportiva, ufa! Estou bem feliz que consegui agregar os estudos ao meu dia a dia de treinos e prova e poder ajudar corredores que também já sofreram com problemas de estômago durante as Ultras tão longas e duras. 

Fernanda Maciel

Uma prova extrema tem muitos detalhes para serem estudados. Antes acreditava que treinando muito poderia ganhar uma prova, coitada de mim. Hoje sei que a nutrição, os materiais bons e leves, um bom tênis, meia de compressão, headlamp, mochila e muita meditação fazem grande parte do jogo. Depois de 3 horas correndo, não será mais as pernas fortes que comandam. O estômago e a mente são meus líderes.

Torçam por mim, acredito ser a única brasileira mulher presente na UTMB. Este ano estou feliz porque virão muitos corredores do Brazil para correr a PTL, CCC e TDS também. Esperamos ter uma prova linda com lembranças memoráveis e se possível cruzando a linha de chegada com muito orgulho e raça.

www.fernandamaciel.blogspot.com
www.fernandamaciel.com

Fernanda Maciel
Por Fernanda Maciel
23 Ago 2012 - 11h54 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais