Mais uma vez a Expedição Terra de Gigantes mostro porque é uma das corridas mais esperadas do ano. Desta vez o cenário escolhido foi a região de Itatiaia, na divisa dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, e base foi montada no distrito de Penedo.
Equipes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espirito Santo, Distrito Federal, Goiás, Bahia e Rio Grande do Norte encararam dias quentes e noites geladas; um rapel com vista panorâmica e intermináveis subidas, tanto no trekking quanto no mountain biking.
Fazenda Alambari, local da largada da Expedição Terra de Gigantes 2012
O começo de prova não apresentou grandes dificuldades na navegação e em pouco tempo as equipes estavam pegando suas bicicletas para encarar as primeiras subidas e seguir para a segunda área de transição.
A subida ingreme para chegar no alto da Pedra Selada exigiu muita força nas pernas, mas os atletas eram recompensados com a visão de 360 graus da região. O sol se escondia atrás das montanhas quando a Guaranis, 15º e última equipe a passar pelo horário de corte, chegou para fazer o rapel.
Começava a fazer frio e os atletas que aguardavam a vez na descida tiravam suas blusas da mochila, procurava abrigo entre as pedras e aproveitavam para descansar um pouco. Tinha muita prova pela frente ainda.
Pedra Selada, local do rapel e ponto literalmente alto da corrida
E quando parecia que as subidas tinham terminado e tudo ficaria mais fácil, foi a vez do frio castigar as equipes. Os atletas sairam tremendo da canoagem e tentavam aquecer o corpo correndo até a transição para as bicicletas.
Para fechar a prova, quase 100 quilômetros de mountain biking, exigência de uma navegação precisa para encontrar os picotadores e uma longa subida nos quilômetros finais até a chegada na Fazenda Alambari.
A Green's BMS tomou a dianteira do grupo na primeira transição e foi ganhando cada vez mais espaço no decorrer da prova, garantindo a vitória com folga. Uma diferença de 15 minutos nas primeiras transições acabou terminando em 2 horas de vantagem sobre a Selva Kailash, segunda colocada.
A terceira colocação teve um resultado inesperado. O podium pareceia determinado no final da canoagem, com a Brou Aventuras completando atrás da Selva Kailash, mas o mineiros foram surpreendidos nos 5 quilômetros finais.
A QuasarLontra saiu do 6º lugar e veio conquistando posições durante a madrugada, quando avistou a Brou Aventuras na entrada do distrito de Serrinha do Alambari, bem próximo à chegada, e acabou se saindo melhor no sprint final.
Das 26 equipes que largaram 10 conseguiram fazer o percurso completo. As 3 primeiras colocadas receberam troféus e dividiram a premiação de R$ 10.000,00 e receberam brindes da Kailash e Forever Living.
Para ver as notas publicadas no decorrer da prova, clique neste link
Par ver a galeria completa de fotos, clique neste link
Mais informações: www.expedicaoterradegigantes.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website