Pela primeira vez em sua história, o Parque Nacional Torres del Paine receberá uma maratona de classe mundial. Este é o Patagonian Internacional Marathon, evento esportivo a ser realizado em 23 de setembro que é organizado pela NIGSA, empresa fundadora e criadora do Patagônia Expedition Race, que foi homenageado pela BBC como "a última corrida selvagem no mundo."
Nesta primeira maratona em Torres del Paine, os participantes poderão correr 10 Km, 21 Km ou 42 Km em um circuito imerso na natureza deslumbrante do parque nacional, o mais visitado em Chile. A chegada está localizada no Hotel Las Torres, onde os participantes serão recebidos com um tradicional churrasco patagônico.
"Com o Patagonian Internacional Marathon espero continuar o caminho que já traçamos com o Patagonian Expedition Race, isto é, chamar a atenção para a beleza cênica e a biodiversidade das atrações turísticas da Patagônia, e assim contribuir para o desenvolvimento sustentável deste território. Mas desta vez queremos envolver muito mais pessoas", disse Ann Christine Meidinger, Diretora Global de Marketing da NIGSA. "Por isso, convidamos todos os corredores a viver uma experiência inesquecível em um dos lugares mais bonitos do Chile, desfrutar da natureza e estar ciente da necessidade de protegê-la", acrescentou.
Este é o cenário do Patagonian Internacional Marathon
As inscrições já estão abertas e serão encerradas em 7 de setembro. A mesma pode ser realizada diretamente no site do evento - www.patagonianinternationalmarathon.com. Até a atual data, mais de 250 corredores de diversos países já confirmaram sua participação, incluindo atletas de países como EUA, Reino Unido, Bélgica, França, África do Sul, Áustria, México, Brasil, Argentina e Chile. Entre os inscritos, se destaca o atleta belga Stefaan Engels, chamado Marathon Man depois de se tornar a primeira pessoa no mundo a completar 365 maratonas em um ano. Além disso, pouco a pouco eles estão adicionando diversas destaques do pais anfitrião, como o vencedor de "mundos opostos" Sebastian Roca e Matias Anguita, maratonista que acaba de vencer o desafio de correr 40 maratonas em 40 dias em um circuito pelas ruas de Santiago, para gerar a conciência da campanha Reflorestemos Patagonia.
A Fundação Imagem de Chile (FiCh), cuja missão principal é transmitir o Chile no exterior, está impulsionando ativamente esta iniciativa já que a realização de eventos deste tipo é uma contribuição direta para construção de imagens do país. "A Patagônia é um dos elementos estruturantes da imagem do Chile a nível geográfico e representativo a respeito dos demais países da região. Torres del Paine é um destino que os estrangeiros se identificam e valorizam como capital natural do Chile, do mundo e ações positivas como esta reforçam 'ainda mais'", explicou Jennyfer Salvo, Diretora de Comunicações de FiCh.
Dentro de sua intenção de promover a preservação da Patagônia chilena, o Patagonian International Marathon somou outra meta a seus objetivos: reunir árvores para a campanha Reflorestemos Patagônia, iniciativa público-privada, sem fins lucrativos, cujo objetivo é que a sociedade se organize para contribuir com 1 milhão de árvores nativas (lengas, ñirres e coigües) para plantar nos parques nacionais Torres del Paine, Laguna San Rafael e nas reservas nacionais Lago Carlota e Cerro Castillo durante 2012.
"Reflorestemos Patagônia e Patagonian International Marathon tem uma visão em comum, o interesse em promover a proteção desta importante área severamente afetada pelos incêndios florestais de 201, que consumiram 17 mil hectares do Parque Nacional Torres del Paine. Por essa razão, recebemos com alegria esta aliança. Isso é algo concreto que se pode fazer, reflorestar a Patagônia chilena de forma saudável e positiva. Esperamos que tanto chilenos como estrangeiros se motivem a juntar-se não apenas correndo, mas também fazendo uma doação em árvores", disse Javier Fuentes, Diretor Executivo do Reflorestamos Patagônia.
A meta estabelecida pelos organizadores é de reunir duas mil árvores através de doação voluntária dos atletas inscritos, empresas patrocinadoras e do publico em geral. (veja abaixo como você pode contribuir).
"Uma maratona em las Torres del Paine é sem dúvida um bom evento e junto com Reflorestemos Patagônia se torna a combinação perfeita. Minha experiência com o desafio das 40 maratonas em 40 dias me ajudou a dar-me conta que a as pessoas estão sim, sensibilizadas com o reflorestamento e é importante que todos difundimos este desafio já que a meta é bem grande", comentou o corredor Matías Anguita.
Paralelamente, se apresentou também um concurso que sorteará uma viagem para duas pessoas ao Cabo Horn, pela Cruzeiros Australis, uma estadia de duas noites no Hotel Río Serrano, inscrições de três meses em academias Sportlife e um ciclo de treinamento em Hipoxia na 110 Sport & Health Center. Este concurso estará aberto até 28 de agosto. Para participar, Os seguidores da página oficial de Facebook del Patagonian International Marathon devem simplesmente compartir o informativo do concurso.
Reflorestemos Patagonia: Como ajudar
Cada árvore tem um custo de 2.000 pesos chilenos (4 dólares) e a forma de colaborar é através de uma moderna plataforma digital que permite que cada pessoa contribua com uma ou mais árvores.
Para quem se motive com esta campanha, criou-se um bosque especial do Patagonian International Marathon onde se pode fazer as doações em árvores e o contador vai aumentando até chegar a meta de 2.000 árvores, que o projeto e todos que estão o promovendo querem reunir através desta corrida. Basta acessar a www.reforestemospatagonia.cl/bosque.php?url=international-patagonian-marathon e através de três simples passos se realiza a compra e se planta uma árvore em um bosque virtual.
Uma vez efetuada, a contribuição - que pode ser paga por sistemas Webplay (no Chile) ou Paypal (no exterior) - é postada no Facebook. Se você tiver uma conta, pode convidar seus amigos a fazerem o mesmo. O portal também oferece a possibilidade de dar árvores através de um cartão de presente (Gift Card) com um código único, que logo se ingressa a mesma página da web que te permite plantar árvores em seu nome. Quando terminar o processo de compra, a pessoa recebe um e-mail com um certificado de plantio e um link geo-referenciados em Google Maps com a localização exata de onde será plantada sua árvore.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website