O tempo virou e o vento chegou. E com ele o frio, a chuva, a neve e uma porção de mudanças de percurso da famosa Ultra-Trail du Mont-Blanc. Após uma noite fria e chuvosa, estamos a poucas horas da largada, usando do conforto da ampla sala de imprensa para tratar as imagens, vídeos e produzir os textos desta cobertura. A dupla formada para esta cobertura é formada por Rafael Correa nas fotos, Jorge Elage nos vídeos, ambos nos textos e na improvisação.
No final da manhã recebemos um comunicado oficial da organização relatando as alterações do percurso. Alguns trechos foram cortados devido às condições extremas enfrentadas na noite de ontem e sem previsão de melhoras para os próximos dias. Até o momento três passes de montanha são considerados impraticáveis (Col Du Bonhomme, Col de La Seigne e Grand Col Ferret), todos acima de 2.300 metros.
Clima alterou o percurso do UTMB 2012 - © Rafael Correa
Também o nosso plano pessoal de explorar as trilhas e cume das montanhas locais foi alterado pela forte chuva que insistiu em cair a noite inteira. Agora, já munidos das informações oficiais e com novos azimutes traçados, partiremos junto com os corredores para uma aventura paralela em busca das imagens dos atletas brasileiros (Fernanda Maciel, Sidney Togumi e Manu Villaseca) e do aprendizado de acompanhar uma prova dessa grandeza.
A largada da UTMB ® será dentro de poucas horas, às 7pm (horário local) e foi definido que o novo percurso será feito somente em território francês, evitando o mal tempo que vem do sudeste e atinge o lado italiano e suíço da montanha. A nova rota terá 100km (em vez dos 166km originais) com 6 mil metros de ascenção acumulada. Basicamente a organização optou por deixar o percurso abaixo da linha dos 2 mil metros de altitude, neste instante com 15 centímetros de neve fresca, fazendo com que os corredores percorram "apenas" os vales de Chamonix e Montjoie.
A primeira parte do percurso permanecerá inalterada até La Balme para depois voltar em trechos novos do percurso que vem sendo remarcado desde a noite de ontem. Os atletas voltarão rumo a Les Contamines e em seguida para Les Houches, percorrerão o Vale de Chamonix rumo a Argentière e na região do Col des Montets o caminho vai se juntar com a rota da prova CCC ® (Courmayeur/Champex/Chamonix), que teve início na manhã desta sexta feira (31/08) e tem previsão de chegada para os primeiros colocados ainda antes do final do dia, novamente em Chamonix. A previsão de chegada para o vencedor da UTMB® 2012 é de menos de 12 horas (por volta das 5:30am).
Chegada do PTL © Rafael Correa
A atleta brasileira Fernanda Maciel, uma das favoritas da prova, ressalta a dificuldade que o frio impõe durante o desafio. "São tantas horas passando frio e correndo em um terreno tão difícil, que você precisa estar muito focado, sem duvida é um fator decisivo para uma boa prova.
Neste momento uma grande há grande agitação entre os jornalistas e entre os atletas, todos reorganizando planos, estratégias de cobertura e de competição. Tudo graças ao clima e ao respeito pelas montanhas, afinal, é pela experiência na e das montanhas que estamos todos aqui.
A bientôt
Jorge Elage e Rafael Correa
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website