Um dos grandes destinos turísticos dos amantes da natureza, o Parque Nacional Torres del Paine recebeu neste domingo (23) a primeira edição do Patagonian International Marathon.
Largada do Patagonian International Marathon 2012 © Wladimir Togumi
Localizado no sul do Chile, o parque tem entre seus pontos mais conhecidos as famosas Torres del Paine e também os Cuernos del Paine. E este foi presença constante no horizonte dos atletas que se dispuseram a enfrentar os percurso de 42Km, 21Km e 10Km. Ao todo o evento reuniu cerca de 350 participantes, sendo que 73 deles enfrentaram a grande maratona.
Um dos destaques do evento foi o belga Stefaan Engels, conhecido como MarathonMan, que em 2010 completou uma maratona por dia - são 365 corridas! - e entrou para o livro dos recordes pela segunda vez. A primeira vez aconteceu quando completou 20 triatlons de longa distância em 2008.
A largada aconteceu na Ponte Webber, mais especificamente onde se localizava a antiga e famosa ponte de madeira sobre o rio Paine, hoje substituída por uma de concreto. O destino final foi o Hotel Las Torres, que se encontra praticamente aos pés das Torres.
Atletas da França, Irlanda e Alemanha na largada dos 42Km © Wladimir Togumi
O ripio - nome dado ao tipo de terreno das estradas "offroad" no Chile - é bastante instável para quem está acostumado a correm no asfalto. Pequenas pedras soltas e uma fina camada de pó (que parece fazer escorregar um pouco os pés a cada passada) diminui um pouco o rendimento dos competidores.
O forte e conhecido vento da região também foi peça-chave na corrida, algumas vezes empurrando a pessoa para a frente e em outras, freando ou jogando-a para o lado.
Um dos visuais do percurso do Patagonian International Marathon © Wladimir Togumi
Mas a paisagem de uma das regiões mais bonitas do planeta é o grande diferencial da corrida. Além das montanhas, o visual se completa com lagos verdes e picos congelados.
O grande vencedor foi o australiano Luke Myers (2h57m36). Entre as mulheres, vitória da chilena Silvana Camelio (3h42m43).
Vivendo em Santiago, Myers não poderia estar mais contente em sua primeira vitória. "Inacreditável. Nunca achei que iria correr tão bem assim. Os últimos cinco quilômetros foram muito difíceis, correndo contra o vento. Ano que vem todos devem vir correr", completa Myers.
Luke Myers, vencedor do Patagonian International Marathon 2012
Com apoio da CONAF - Corporacion Nacional Forestal de Chile - o evento já está garantido para o ano que vem. E para quem ficou interessado e quer começar a se programar, a próxima edição já tem data marcada: 28 de setembro de 2013.
Veja a galeria de fotos neste link
Mais informações: www.patagonianinternationalmarathon.com
Largada do percurso de 21Km.
Assado no Hotel Las Torres reuniu os participantes
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website