O fim das equipes de apoio no Ecomotion Pro

Por Wladimir Togumi - 28 Set 2012 - 10h59

O Ecomotion anunciou nos últimos dias a sua volta para o AR World Series (ARWS), o circuito mundial de corrida de aventura que serve de qualificatória para a grande final, chamada AR World Championship (ARWC) que este ano aconteceu na França e em 2013 será realizada na Costa Rica. A prova fez parte do ARWS entre os períodos de 2004 a 2009 e sediou o AR World Championship em 2008, na corrida realizada em Jericoacoara.

Outras novidades: a extinção da equipe de apoio e a realização novamente no segundo semestre do ano.

O Ecomotion Pro era uma das poucas corridas de expedição no mundo que ainda mantinha as equipes de apoio. A ausência dela diminuirá os custos - e o estresse de encontrar pessoas disponíveis - das equipes, mas por outro lado exigirá mais dos atletas.

Ecomotion Pro  2003
Carreata parte de Lençóis - Chapada Diamantina - Ecomotion Pro 2003

Não haverá mais a comodidade de chegar na transição, sentar numa cadeira e começar a pedir suas coisas, ter comida quente, perguntar se limparam e arrumaram a bicicleta, pedir para buscar aquele fleece verde que estava no lado esquerdo do carro quando saíram de casa, etc. Cada atleta deverá ser mais independente e responsável. Já tivemos corridas de expedição sem equipe de apoio aqui no Brasil e será apenas uma questão de adaptação.

Provavelmente quem sentirá mais falta serão os próprios apoios, os mesmos que acordavam à noite com qualquer headlamp, mesmo sabendo que sua equipe estava horas atrás dos líders; dirigiam por dezenas e dezenas de quilômetros entre as transições; esquentavam a comida 10 vezes achando que sua equipe estava chegando e depois davam para os cachorros comerem ou jogavam fora; armavam cuidadosamente a transição para os atletas bangunçarem tudo em 15 minutos; depois de 3 dias não aguentavam mais montar e desmontar os carros; se programavam para comprar suprimentos na transição seguinte e descobriam que era apenas uma vila no meio do nada. E havia também conflitos entre integrantes da mesma equipe de apoio.

Ecomotion Pro 2003

Mas nem tudo era ruim. O convivio durante dias e noites no mesmo "perrengue", lavando roupas e louças no mesmo riacho ou na mesma bica d'água criou laços e gerou estórias divertidas e isso é o que as pessoas acabam levando para a casa (pelo menos a maioria). O circo do Ecomotion - em analogia aos antigos circos que iam de cidade em cidade levando tudo numa carreata - agora fica na estória.

A quantidade de carros lotados com bicicletas, caixas, mochilas e tudo mais que pudesse caber dentro chamava a atenção por onde passava e parava. Quem esteve no Ecomotion Pro 2008 pôde até experimentar um pouco a sensação de ser famoso ao dar autógrafos em Viçosa do Ceará.

Se você tem um estória como apoio para contar, envie para redacao@adventuremag.com.br ou deixe sua mensagem nos comentários abaixo.

Ecomotion Pro 2004
No Ecomotion Pro 2004 - Itacaré, muitas crianças "invadiram" a área de transição

Ecomotion Pro 2005
Esse foi um dos poucos dias que não choveu no Ecomotion Pro 2005 - Serras Gaúchas

Ecomotion Pro 2008
Francesa Mélissa Valette dá autógrafo na praça de Viçosa do Ceará

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
28 Set 2012 - 10h59 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais