Numa ponta final fabulosa a UTL Aventura ultrapassa, nas duas ultimas etapas, cinco equipes e termina o Raid Terra Incógnita num fabuloso 10 lugar que praticamente lhe garante a presença no Campeonato da Europa de Corridas de Aventura em 2004, na Áustria.
"Missão cumprida", foram as primeiras palavras do sorridente capitão da equipa UTL Aventura à chegada a Jablanac. Luís Sérgio, visivelmente satisfeito comenta a espetacular recuperação da equipe e diz que após o PC 28, terminado o suplicio do “mar de pedra” e com apenas dois PC’s pela frente a equipe resolveu acelerar e tentar atacar a concorrência. A estratégia surtiu um efeito espetacular e em pouco mais de 30 km’s a equipe ultrapassou a pé dois oponentes e na canoa um terceiro. As restantes duas equipes foram ultrapassadas na contabilidade final dos tempos de neutralização, onde a balança pendeu favoravelmente para a equipe portuguesa.
Já no comunicado anterior tínhamos referido a grande instabilidade sentida ontem nas posições das equipes e a relativa surpresa por estas variações. Hoje o destaque cabe por inteiro à UTL Aventura, que subindo cinco lugares na tabela classificativa conseguiu um feito histórico para a equipe e para Portugal. O TOP TEN tinha sido curiosamente a meta auto-imposta pela equipe para esta sua participação, no entanto e ao longo dos dias esse objetivo tinha ficado quase deixado de lado devido às contrariedades sentidas; as mudanças sucessivas de regras, a grande dificuldade de progressão no “mar de pedra” que são as ilhas Croatas e por último os problemas físicos que se abateram sobre os atletas era o pior. No fim, valeu a experiência da equipe portuguesa que soube escolher a melhor altura para atacar e operar uma verdadeira reviravolta nos resultados finais.
Se o resultado obtido cumpre na integra as expectativas da equipeé também de crer que com duas das cinco provas de apuramento para o ECAR (Campeonato da Europa de Corridas de Aventura) já realizadas a UTL Aventura, que é neste momento a melhor equipe Portuguesa na “poule” de qualificação tenha já garantido o apuramento para esta importante competição. As restantes provas de qualificação são os “British Championship” que no fim deste mês se realizam no País de Gales, o German Quest Adventure Challenge em Outubro e os Campeonatos da Holanda que se realizarão em Maio de 2004.
Em termos de classificação geral ganhou a equipe polaca Hellmann Adventure Team, logo seguida dos croatas da Zagreb Osiguranje e dos checos da Opavent. Os nossos colegas espanhóis da Nuevomar Fongas conseguiram manter a sétima posição com apenas menos de cinco horas que a equipe UTL Aventura. O balanço breve que foi possível obter junto dos nossos representantes indica que o ambiente da prova ficou marcado pelo desconforto que a sucessiva mudança de regras provocou na maioria das equipes, contrastando em absoluto com os espectaculares cenários naturais deste “tesouro incógnito” que é a Croácia.
Como ultima nota fica o desabafo de Luís Sérgio à chegada; ..”Mais um diazinho de prova e chegávamos ao Top Five…”. Fica a promessa no ar para as próximas aventuras destes “indomáveis” atletas de corridas de aventura.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website