Saímos de São Paulo às 6:00 de sábado em direção a Peruíbe. Deixamos as bikes no PC-2 e seguimos para a largada. A quantidade de atletas me parecia um pouco abaixo do normal, mas era só impressão. Na verdade eram as mesmas caras que nos acompanharam em todas as provas Chauás esta ano, como o Mag(nussem) mesmo comentou na largada: "É sempre o mesmo publico fiel".
10:00: 3, 2, 1... Largamos correndo em direção a praia onde seguimos pelo calçadão até o porto de drenagem onde as canoas nos aguardavam no PC-1. Quando chegamos só restavam algumas canoas, estávamos quase em ultimo lugar, pra variar, (risos). Logo no inicio do remo senti meus braços "queimarem", acho que faltou um pouco de alongamento, com tudo fomos remando em um ritmo "normal" sem maiores surpresas até o PC-2, onde deixamos a canoa e pegamos a bike em direção a rodovia.
12:00 - Saímos do PC-3 rumo ao 4 subindo uma pequena serra com 200m de desnível até o topo. La cruzamos com um quarteto perdido que havia entrado em uma trilha errada. Eles no seguiram até a trilha correta onde iniciava uma longa descida muito técnica até o PC-4 (Escola Parque Serra Mar). Nesta trilha tinha muitas pedras que travavam a roda da da bike e dificultavam a descida.
14:00 - Deixamos as bikes na escola para iniciar a parte mais interessante da prova, um rasga mato sem trilha demarcada na direção noroeste. Foi ali que a Chauás iniciou e terminou para muitos. O objetivo era vencer uma montanha com mais ou menos 150m de desnível e descer pelo outro lado. No inicio era mesmo um rasga mato pois não existia trilha alguma, mas próximo da crista nos deparamos com uma trilha muito mal definida e ai foi só segui-la até o inicio da descida. Só saberíamos se estávamos na direção correta se nos deparássemos com um bananal. Perfeito, lá estava o bananal. Conseguimos cruzar o 1º rasga mato da prova e ainda "ganhamos" algumas bananas fresquinhas pra comer no caminho rumo ao PC-5, (risos). Lá tivemos uma ótimo surpresa, estávamos em primeiro!!!
16:00 - Deixamos o PC-5 em direção ao 6 por outro bananal prestando bastante atenção nas bifurcações. A liderança nos deu uma motivação a mais e por isso aceleramos a corrida em alguns trechos. O fim desta trilha dava em uma fazenda com um grande brejo, vários lagos e muitas mudas de arvores. Lá encontramos uma moradora local que nos deu algumas dicas de como chagar na escola "Kosoka" (PC-6). No caminho uma estrada de terra, uma rua interditada e o quarteto perdido, o mesmo do PC-4, (risos). Alcançamos o PC-6 sem problemas.
18:00 - No caminho para o PC-7, mais uma vez, contamos com a informação dada por um morador local de como cruzar a montanha à nossa frente. Ele explicou direitinho: "Sobe até a casa, contorna ela e continua subindo, subindo, subindo...". Contornamos o topo da montanha junto com algumas equipes e de repente avistamos um sitio com uma casinha lá embaixo para onde descemos alegres e saltitantes, confiantes de que estávamos indo na direção certa. Estávamos??? SURPRESA, "PEGADINHA DO MALANDROOOO"!!! Voltamos ao mesmo ponto inicial, a casinha a qual o morador tinha dado a dica. Pensei: "Como assim??? Isso nunca aconteceu comigo antes, eu cai direitinho". Nem me toquei que nós tínhamos vindo de lá...affff. Nesta brincadeira perdemos mais de 40minutos. Bom, não nos restou outra alternativa a não ser tentar de novo, dessa vez bussola na mão, direção LESTE sem desviar. Mais uma vez subimos rasgando o mato morro acima, sobe, sobe, sobe, rasga, sobe até o topo. La de cima avistamos mais uma construção no vale, mas não se parecia com a anterior, estava mais para um estábulo abandonado. Analisamos uns 15 minutos e decidimos descer. BINGO, desta vez conseguimos alcançamos o outro lado a montanha! Uhuuuuuuu, voltamos para a prova rumo a estrada das panelas. Neste ponto a segunda colocada já estava colada em nós. Droga será que vamos perder a liderança?! Chagamos ao PC-7 junto com a dupla Kbeça e Kdeira (2ª colocada até então), bye bye primeiro lugar. :(
19:00 - Bom, não adiantava desanimar, ainda tínhamos muita prova pela frente. Saímos do PC-7 em direção ao 8 (virtual) e em seguida para o PC-9. No caminho um condomínio fechado de chácaras. No mapa indicava para dar a volta nele, masssssssssss, como diversas equipes estavam atravessando por dentro, resolvemos, depois de hesitar bastante (uns 2 seg.) seguir eles até o outro lado. No meio do condomínio havia uma bifurcação e por algum motivo as outras equipes seguiram reto enquanto nós entramos nela e saímos pela portaria principal cumprimentando o guarda que, ao contrario do que pensávamos, nem se espantou com a nossa presença. Neste momento comecei a ouvir diversos gritos de um morador local e pensei: "Será que é com a gente?". Não, ele estava alertando as equipes que foram pelo outro lado que iriam MORRER caso continuassem pois havia uma certa elétrica na frente deles. Neste momento acenei indicando para darem a volta, foi o que fizeram, ufaaaa. Sem exageros, ele gritava: "Vocês vão morrer, vocês vão morrer!!". Enfim, foi ali que retomamos a liderança da prova, dando uma nova injeção de ânimo.
20:30 - Pc-9, dali até a chegada fomos de bike passando pelas trilhas e estrada da região, algumas as quais já havíamos passado mais cedo. Em alguns trechos os cachorros das casas nos viam e latiam, alguns metros a frente ouvíamos os mesmos cachorros latindo para as equipes que estavam atras de nós e nos perguntávamos se iriamos perder a liderança novamente...será?
22:00 - PC-10, PC-11 e nada das equipes nos alcançares, ótimo!! Neste momento aceleramos no pedal em direção a Peruíbe em uma estrada de terra e logo em seguida asfalto por mais 15kms.
24:00 - Chegamos ao PC-12 perto das 0:30. Foi quando começou a chover forte. Seguimos pela av. beira mar, passando por alguns carros na contra-mão, bêbados vagando pelas ruas desertas e algumas baladas próximas a região central até alcançar o pórtico de chegada!!! Ufa, foi quando a ficha caiu. Chegamos em 1º. Nosso primeiro 1º lugar em uma corrida de aventura e não foi fácil!! Senti na pele a definição REAL da palavra PERRENGUE CHAUÁS misturada com sensação de dever cumprido.
Obrigado Lucas, Fran & Jorge por nos proporcionar mais um fim de semana de perrengues, contato extremo com a natureza e emoções intensas.
Para terminar, quero fazer uma ultima observação:
Aonde você leva a sua namorada para passear no fim de semana? No cinema? No parque talvez? Eu levo a minha pra correr 23km, pedalar 47km, remar por mais 6km, se perder no mato, correr de cachorros e ela sorridente diz que não queria estar em outro lugar se não ali com você.....pois não quer voltar para a pilha de louça que nos aguarda em casa, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.... TE AMO MOÇA!!! ;)
Equipe: MAIS AVENTURA
Guilherme Provenzano + Rosilene "Xuxa" Brino
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website