Mais de 40 nações estarão representadas na 9ª edição do Atacama Crossing, sendo que mais de um terço dos participantes competiu em um evento anterior da 4 Deserts. O dentista iraniano Ashkan Mokhtari está retornando pela quinta vez consecutiva ao Atacama e pretende completar o total de 1.250 km no deserto mais seco do mundo - mais do que qualquer outro concorrente ja tenha feito - em sua 13 ª participação em um evento 4 Deserts.
Enquanto isso, Jisung (Jesse) Yoo, da Coreia do Sul, planeja receber sua 19ª medalha de finisher. Yoo é o atleta que mais completou eventos da 4 Deserts no mundo e será a primeira pessoa a completar o circuito duas vezes.
O Atacama Crossing Atacama 2013 terá início no dia 3 de março no ponto mais alto do percurso, a uma altitude de 3.300 metros, em Rio Grande. Durante a semana, eles subirão antigas estradas Inca, entrarão em cânions e vales, passarão salinas e dunas de areia e cruzarão rios, sempre carregando seu próprio equipamento e alimentos. Aqueles que conseguirem superar o teste físico e mental receberá sua medalha na praça da cidade de San Pedro de Atacama, em 9 de março.
Conhecida como a corrida a pé multi-estágio mais difícil do mundo, para muitos participantes este não será o maior desafio que já enfrentaram. Guias ajudarão o japonês Kejiro Hamada e o brasileiro Vladmi dos Santos do Brasil a cruzar o deserto, porque ambos são deficientes visuais. O Atacama Crossing será a corrida mais longa que enfrentaram até o momento. Vladmi tem 42 anos e trabalha para o comitê Paralimpico Brasileiro. Ele possui experiência em corridas a pé e completou maratonas em São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, Trieste, Geneva e Amsterdam, além de corridas de 50 quilômetros e 21 quilômetros.
Todos os 150 participantes são, obviamente, corredores, mas alguns atletas vêm de outras esferas, como o japonês Takashi Okada, lutador profissional que está em sua 4ª participação num evento da 4 Deserts. A britânica Jennifer Murray será a atleta mais velha no Atacama Crossing, além de ter sido a primeira mulher a dar a volta ao mundo sozinha em um helicóptero.
O Atacama Crossing tem um percurso de 250 quilômetros e é realizado em 6 estágios durante 7 dias de corrida. A organização fornece apenas águas e lugar numa barraca para o pernoite, o restante - alimentação e equipamentos - deve ser carregado pelo participante durante todo o tempo.
Mais informações: www.4deserts.com
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website