A quarta edição da Paraty Trail Run aconteceu o sábado, dia 09 de março, com mais de 150 atletas percorrendo três percursos distintos, variando entre 7 e 20 quilômetros espetaculares de corrida rústica.
Os corredores dos 7 e dos 15km encararam uma forte subida pavimentada em concreto na saída da Vila do Oratório enquanto os da prova mais longa seguiram por uma subida mais gradual em estrada de terra. Todos então seguiram pela estrada da Fazenda Santa Maria, que acessa o fundo do Saco do Mamanguá. A poucos quilômetros do mar eles subiram outro morro e começaram a costear o mangue e em seguida a costeira esquerda do próprio “fiord” de águas azuis esverdeadas, acompanhando pouco a pouco as mudanças no visual e nas formas do Pico Pão de Açúcar do Mamanguá.
A Multisport Spirit desenvolve o esporte ao ar livre como instrumento de consciencização ambiental e visa o desenvolvimento da região. Cada vez mais moradores tem tido a chance do contato com as modalidades e com a complexa logística dos eventos, desde a concepção, marcação das trilhas, limpeza, produção de arenas e pontos de apoio, aprimorando cada vez mais a sincronicidade de promover um evento em local tão ermo e isolado, sem acesso de estradas, sem luz elétrica e sem sinal de celular.
E tudo fluiu bem, inclusive com o Sol raiando forte, embelezando as cores do dia e minando as forças dos atletas das provas mais longas, que no final do percurso ainda encararam a maior subida da trilha com desnível aproximado de 180 metros e uma descida muito íngreme até a praia de Paraty Mirim, local da chegada. Enquanto isso os atletas dos 7km eram transportados em baleeiras da comunidade, saindo do Saco do Mamanguá por mar até a arena de chegada.
A prova dos 20km (que na verdade foi um pouco mais curta) foi vencida em tempo de 1 hora e 44 minutos pelo atleta Ivan Pires, de Campos do Jordão. Nos 15km o Paratiense Adenilson Ribeiro venceu o percurso pela segunda vez representando muito bem a cidade, que teve outros vencedores nas sub-categorias. Nos 7km a vitória ficou com Jefferson Carvalho, de Niterói.
Os atletas disputaram troféus, mochilas e prêmios da Kailash. Para muitos também valeu como oportunidade de se prepararem para o próximo evento, em 26 de Outubro. A Paraty Multisport uma etapa multiesportiva com 40km divididos em 5 trechos, sendo um de corrida, dois de canoagem e dois de mountain bike. As inscrições abrem em breve e podem ser feitas nas categorias solo, dupla e revezamento.
Classificação
20km Open
1 – Ivan Pires 1h44min – Campos do Jordão
2 – Ademir da Cruz 1h50min – São Paulo
3 – Giulianno dos Santos 2h13min – São Sebastião
20km Feminino
1 – Karine Bragança 2h23min – Brasília
2 – Maria de Fátima 2h29min – São Sebastião
3 – Ligia Almeida 2h32min – Rio de Janeiro
15km Open
1 - Edenilson Ribeiro 1h25min – Paraty
2 – Mario Neto 1h36min – Taubaté
3 – Paulo Endrigo 1h39min – Ubatuba
15km Feminino
1 – Maria Patrícia Bibiano 2h18min – Ubatuba
2 – Luciana Silva 2h20min – Ubatuba
3 – Monica Dutra 2h47min – Rio de Janeiro
7km Open
1 – Jefferson Carvalho 38min – Niterói
2 – Sergio Meireles 43min – Taubaté
3 – João Corbisier 52min – Ubatuba
7km Feminino
1 – Ariana Wang 52min 20seg – Ubatuba
2 – Teresinha Meireles 52min 40seg – Rio de Janeiro
3 – Ivana Coelho 53min – Ubatuba
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website